Xai-Xai já tem ginásio ao ar livre
A CIDADE de Xai-Xai conta desde o último sábado com um ginásio ao ar livre, no quadro do projecto governamental de construção no país deste tipo de infra-estruturas, que são o mais recente conceito de circuitos de manutenção física, onde pessoas de várias faixas etárias podem exercitar-se sem qualquer custo em plena harmonia com a natureza e num ambiente social enriquecedor.
A ideia da criação de ginásios ao ar livre é do INADE, que numa primeira fase conta com a parceria da LACATONI e Electricidade de Moçambique. O projecto tem um forte cariz social, visando associar o desporto à saúde para o desenvolvimento da comunidade.
O ginásio de Xai-Xai (Gaza) é o quinto no país, depois de os restantes terem sido montados em Tete e Inhambane no ano passado; Quelimane e Pemba, nas províncias da Zambézia e Cabo Delgado, respectivamente, no mês passado.
O ginásio ao ar livre tem uma forte componente de marketing social, por visar satisfazer necessidades pouco atendidas actualmente. Faz reduzir os custos dos sistemas de saúde, aumenta a produtividade e melhora o ambiente físico social.
Os promotores do projecto “Ginásios ao Ar Livre” defendem que “os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de pelo menos 30 minutos de actividade física cumulativa moderada todos os dias. Este nível de actividade pode ser atingido diariamente através de actividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos”.
Os ginásios ao ar livre são constituídos por nove equipamentos individuais fixos, de tubo galvanizado e lacado com robustez certificada, tendo cada a descrição e instruções de utilização do exercício respectivo.
As partes móveis da infra-estrutura funcionam com rolamentos, o que facilita o movimento, sendo estes, em caso de necessidade, de fácil substituição e fácil manutenção.
O sistema de fixação é de embutir directo em betão, o que minimiza possíveis actos de vandalismo. Todos os equipamentos possuem certificado de qualidade e têm a assistência especializada da LACATONI, seleccionada como parceiro tecnológico do projecto.
O INADE, em parceria com os conselhos municipais, pretende pôr à disposição, em espaços públicos pré-seleccionados, um equipamento composto por uma bateria de nove máquinas para exercícios físicos diferenciados para utilização pública a título gratuito.
“É importante praticar desporto, seja qual for a faixa etária”, destacou na ocasião António Munguambe, director do INADE.
Ernesto Chambisse, presidente do Conselho Municipal de Xai-Xai, apelou aos munícipes para a boa utilização e conservação da infra-estrutura.
Fonte:Jornal Noticias