Vinte na pré-convocatória
VINTE nadadores nacionais, entre grandes vedetas, integram a convocatória para o Campeonato Africano de Natação da Zona IV (CANA), que se realizará nas Maurícias em Abril.
Para além da conquista de medalhas, é objectivo da participação moçambicana no evento, que junta atletas da zona austral de África, o alcance de mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que terão lugar em Agosto.
Esta é a razão da presença, na pré-selecção, dos melhores nadadores da actualidade e que se apresentam como fortes concorrentes aos mínimos “B” nas diversas categorias e especialidades.
São eles Igor Mogne (Golfinhos), bicampeão de seniores e recordista absoluto nos últimos Campeonatos Nacionais, a residir em Portugal; Jéssica Cossa (Golfinhos), que nada na Rússia; Jannah Sonnenschein (Golfinhos), a beneficiar de bolsa olímpica nos Estados Unidos da América; e Denilson da Costa (Tubarões), uma grande revelação intramuros. Aliás, é neste grupo que estão depositadas as esperanças com vista ao alcance dos mínimos. E a sua participação no CANA é ponto de partida para esse desiderato, que deve ser concretizado dentro dos próximos quatro meses.
Os restantes pré-convocados integram o grupo de revelações que ocuparam lugares de destaque nos últimos “Nacionais”. Trata-se, em masculinos, de Érico Cuna, Hugo Dias e Justino Pale (todos do Golfinhos), campeões nacionais de juniores, juvenis e infantis, respectivamente; Ahllan Bique (Tubarões), vice-campeão de juniores; Alan Tamele (Ferroviário da Beira), vice-campeão de juvenis; Edilson Paco (Golfinhos), vice-campeão de infantis; Manuel António (Golfinhos) e Valentim da Costa (Tubarões).
Em femininos constam os nomes de Gisela Cossa (Golfinhos) e Layla Taquidir (Ferroviário da Beira), respectivamente campeã e vice-campeã de juniores; Domingas Munhameze (Ferroviário de Maputo) e Farah Semá (Golfinhos), respectivamente campeã e vice-campeã de juvenis; Alícia Mateus e Fidélcia Cumbe (Golfinhos), campeã e vice-campeã de infantis; e Dilza Bete, campeã de iniciados.
Vão participar no Campeonato Africano das Maurícias nadadores de Moçambique, Suazilândia, África do Sul, Botswana, Lesotho, Namíbia, Zimbabwe, Malawi, Zâmbia, Tanzania, Angola, Madagáscar e Seychelles.
Fonte:Jornal Noticias