Vice-ministra impressionada
A VICE-MINISTRA da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, mostrou-se bastante impressionada com o potencial que a província de Gaza dispõe em termos de infra-estruturas desportivas, bem como do papel dos clubes e das escolas na formação de novos talentos.
Aquela governante falava a jornalistas em Xai-Xai, semana passada, no fim da visita de trabalho àquela parcela do país, uma oportunidade que, segundo ela, lhe permitiu acompanhar as actividades em diversas escolas, no Instituto de Formação de Professores Eduardo Mondlane, arredores da capital provincial, tendo igualmente mantido encontros com os diversos actores desportivos.
De acordo Ana Flávia Azinheira, foi encontrada, no instituto de formação de professores, uma atitude gratificante no seio dos docentes e notou-se haver a necessidade de os profissionais serem potenciados por meios que os permitam levar a cabo a sua responsabilidade com maior qualidade no cumprimento integral dos seus programas.
Na conferência de Imprensa, a vice-ministra destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Clube de Gaza no capítulo da formação das camadas jovens e em diversas modalidades, um exemplo que, segundo ela, deve ser seguido por outras agremiações desportivas, por forma a garantir que os futuros atletas evoluam com a qualidade e conhecimentos próprios.
Mesmo reconhecendo as condições existentes para a prática desportiva, a governante disse haver necessidade de se buscar alternativas visando a reabilitação de infra-estruturas, para acolherem de forma condigna os próximos Jogos Desportivos Escolares a realizarem-se na província, em 2017.
Ana Flávia referiu-se, num outro desenvolvimento, a necessidade de os desportistas locais trabalharem de forma mais agregada em torno do movimento associativo, com foco para o desenvolvimento global da província.
No cômputo geral, a Vice-Ministra da Juventude e Desportos deu nota positiva ao trabalho desenvolvido em Gaza pelos diversos actores que trabalham para que o desporto possa atingir, em breve, novos patamares.
"Saudar o Governo pelo trabalho em curso em prol da juventude, pois pudemos ver aqui associações organizadas, jovens preocupados com os problemas de habitação e emprego, empenhados na sua ocupação sã nos tempos livres, tendo como mote a cultura e o desporto", disse a vice-ministra.
Considerou essa postura juvenil de bom sinal, sobretudo por ter ouvido ainda desta camada propostas visando a sua capacitação, como parte da solução em prol das acções de empreendedorismo, tirando por exemplo vantagens do potencial que Gaza possui na produção agrícola.
Nesta sua presença em Gaza, Ana Flávia teve ainda a oportunidade de interagir com o Conselho Provincial da Juventude recém-eleito, para além de visitar vários empreendimentos dirigidos por jovens.
"Saio muito satisfeita e encorajada por tudo o que vi. Acredito muito nesta juventude" disse a nossa interlocutora.
VIRGÍLIO BAMBO
Fonte:Jornal Noticias