Universidade Pedagógica atribui título "Doutor Honoris Causa" a Mário Coluna
À terra, somente o teu corpo foi entregue. Pois, em bom rigor, a sua obra e grandeza no mundo do futebol permanecem!
É, aliás, em reconhecimento de tal grandeza que a Universidade Pedagógica irá atribuir, próxima segunda-feira, a título póstumo o grau de "Doutor Honoris Causa" a Mário Esteves Coluna, ex-seleccionador nacional de Moçambique e ex-capitão do Benfica de Portugal.
A atribuição do título honorífico é em reconhecimento dos seus feitos durante a sua careira desportiva brilhante, marcada pela condução, em 1976, do Textáfrica de Chimoio ao estatuto de primeiro campeão nacional de futebol de Moçambique.
Mas há mais: pelo seu contributo, durante o período em que foi presidente da Federação Moçambicana de Futebol, no processo de desenvolvimento da modalidade.
De resto, após brilhar em Portugal – representou o Benfica e a selecção portuguesa, os "Magriços" –, o "Monstro Sagrado" regressou a Moçambique, após a independência, tendo sido indicado como deputado.
Esta não é a primeira vez que a Universidade Pedagógica atribui o título de "Doutor Honoris Causa" a uma figura do desporto.
Em 2009, esta instituição vocacionada a formação de professores, atribuiu o título de “Honoris Causa”, na especialidade de Ciências de Desporto, a Maria de Lurdes Mutola, a maior atleta de todos os tempos do país.
Fonte:Opais