Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

12.Mar.18

Uma legião estrangeira alimenta a utopia do basket

 

Leia “Tanucha” Dongue e Tamara Seda lideran a lista de mais de 20 atletas de basquetebol evoluindo nos EUA, Espanha e Portugal. Esta legião faz acreditar que as Selecções Nacionais podem conhecer dias melhores. Todavia, grande parte dos atletas tem compromissos académicos, o que pode dificultar a sua cedência.

 

Tanucha, que há poucos meses assinou pelo Gernika Bizkaia, da I Liga espanhola, é, sem dúvidas, a principla referência do basquetebol nacional na actualidade. A sua transferência ao campeonato espanhol não constitui novidade.Já em 2016, aproveitando o defeso angolano – estava ao serviço do 1.º de Agosto – Leia Dongue assinou um contrarto de três meses com o Al-Qázeres Estremadura, da II Liga espanhola. A duas vezes MVP (jogadora mais valiosa) de África assinalou 12 pontos nos 13 minutos erm que esteve em campo na sua estreia, numa partida em que a sua então equipa perdeu por 64-66, na deslocação a Araski AES.

 

No jogo que decidiu a ascensão de Al-Qázeres à I Liga espanhola diante do Fundal Alcobendas (73-65), a internacional moçambicana foi a “cestinha” do encontro, ao somar 25 pontos – nos primeiros cinco minutos já havia amealhado 12 pontos –, terminando o primeiro período com 15 dos 20 pontos da sua formação. Tanucha ainda conseguiu oito ressaltos e dois triplos. Estes números, ajuntados com as suas inequívocas prestações em provas nacionais e internacionais, foram decisivos para que Gernika contratasse a poste moçambicana ao 1.º de Agosto de Angola, depois de lá estar por cinco épocas.Leia foi igualmente desejada na Turquia, Sérvia e França.

 

A nova equipa de Leia Dongue, que geralmente participa da EuroLiga – agora se encontra no grupo G, juntamente com Basket Landes (França), Spar Citylift Girona (Espanha) e VBW CEKK Cegled (Hungria) – na última temporada(2016/17), terminou a fase regular em 3.º lugar, tendo, por isso, o acesso aos quartos-de-final da prova, onde foi eliminado pelo Lacturale Arask.Na época 2015/16 ocupou o sexto lugar, a mesma posição conquistada na época 2014/15, período em que ascendeu à Liga.

 

Com 22 anos de existência, Gernika Bizkaia está localizada na cidade de Bilbao. Acatualmente com 22 jogos disputados, com 11 vitórias e igual número de derrotas, contabiliza 33 pontos, numa prova composta por 14 equipas.

 

Fisicamente muito forte e com 1,86m, Tanucha possui um forte jogo interior, é rápida e com bons complexos ofensivos, para além de apresentar uma boa capacidade de marcar cestos à média e longa distâncias.

 

Dongue foi formada no Grupo Desportivo de Maputo, onde teve como mentor o treinador Nasir “Nelito” Salé, com o qual conquistou dois troféus da Taça dos Clubes Campeões Africanos (2007 e 2008) e juntos voltaram a conquistar a mesma prova em 2012, pela Liga Desportiva de Maputo.

 

Deanof Potompuanha

 

 

Fonte:Desafio