Um por todos, todos por um
Pelos seus 97 anos de história e a grandeza que carrega nos anais futebol moçambicano, pelos nomes que por lá passaram, arredado da maior competição nacional em duas ocasiões (2013 e 2015) nos últimos cincos anos – negros para a sua história -, o Grupo Desportivo de Maputo prepara a equipa principal com os olhos postos no Moçambola-2019.
O lema alvi-negro já diz tudo: “todos por um, um por todos”. Sinónimo de que toda a família do Desportivo está focada para ajudar a equipa.
– Nós – eu como treinador, mas sempre alinhado com a direcção que me convidou a abraçar este projecto – definimos como prioridade a formação dum plantel que pudesse responder às exigências que um clube da dimensão do Desportivo quisesse ambicionar. Não um plantel apenas para esta época – como sabem, tenho contrato de três anos – mas para o futuro. É o que temos estado a tentar construir. Mais ou menos com alguma felicidade, temos estado a conseguir.
Quanto à parte competitiva, tivemos a primeira fase de participação no Torneio Top 8, uma competição que não era obrigatória para nós mas que nos apanhou de surpresa, porque tivemos de nos preparar em apenas dez dias para a prova. Contabilizaremos quase dois meses do fim do Top 8 até ao arranque da poule, para avaliar o trabalho da segunda fase. Teremos de reagrupar, reconstruir e assimilar algumas ideias do jogo. Portanto, é difícil dizer que Desportivo de Maputo teremos na poule.
A garantia é que vão ter uma equipa competitiva, que acredita nas suas capacidades, à imagem do seu treinador e à imagem do que a direcção está a construir para este ano e para o seu futuro: um Desportivo jovem, ambicioso e que vai jogar de igual para igual com qualquer adversário da poule,explicou Dário Monteiro.
Gilberto Guibunda
Fonte:Desafio