UD SONGO, 3 -COSTA DO SOL, 0 - Justo e merecido
A FORMAÇÃO da União Desportiva de Songo transitou, na tarde de ontem, no seu relvado, para a final da Taça de Moçambique/mcel, ao derrotar o Costa do Sol, por três bolas sem concorrência. O primeiro golo foi marcado aos três minutos por intermédio de Aguiar (auto golo), que na tentativa de desviar o esférico no interior da grande área devido à pressão dos atacantes contrários, acabou o fazendo para o interior da baliza, traindo o seu colega Dércio.
Os “canarinhos” não cruzaram os braços. Organizaram o seu fio de jogo com tabelinhas por todos os extremos do rectângulo do jogo, situação que inquietou bastante o banco técnico dos hidroeléctricos e com um maior equilíbrio do jogo, os donos da casa foram gerindo o resultado e o Costa do Sol a não encontrar argumentos técnicos possíveis para penetrar na zona mais recuada do Songo, embora com algumas fragilidades.
Com esta toada de jogos de ataque por parte dos visitantes, à procura do golo de empate e os hidroeléctricos a defenderem-se bem, foi se ao intervalo com o resultado de 1-0 a prevalecer.
Veio a segunda parte com a União Desportiva de Songo mais cautelosa e com maior pender ofensivo e dada a pressão, Jacob recebeu a bola dos pés de Luís na zona central da meia-lua, correu pelo flanco esquerdo, passou por Manuelito e já no interior na pequena área, num cruzamento rasteiro, Pai defesa do Costa do Sol, tocou a bola com a mão e o arbitro, que esteve por ali perto, sancionou para o castigo máximo, que foi bem convertido por Luís. Estava marcado o segundo golo aos 58 minutos.
Por que os hidroeléctricos acreditaram no jogo, foram aumentando o caudal ofensivo, apesar do poder de controlo dos “canarinhos”, e numa jogada de entendimento entre Dito e Chimango, os “canarinhos” invadem a grande área da UD Songo e Ruben, frente-a-frente com Swin, chutou por cima do travessão. Numa jogada de contra-ataque, a UD Songo ganha a bola no meio campo, Jacob lança para Cremildo, que empurra para Luís. Este passa por dois adversários, chuta para o interior da baliza e estava marcado o terceiro golo, aos 81 minutos.
UD Songo ainda desperdiçou uma oportunidade soberba para dilatar o “score”, aos 85 minutos, com Luis Miquissone a falhar uma grande penalidade a castigar um derrube a Kambala que já estava a caminho da baliza.
A equipa de arbitragem esteve bem.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITRO: Mário Tembe, coadjuvado por Júlio Muianga e Carlos Mussane. César Colar foi quarto árbitro.
UD SONGO: Swin; Sataca Jr, Mano, Mucuapele, Tony, Cremildo, Kambala, Tchitcho, Banda, Luís e Jerry.
Jogaram ainda Jacob e Toni.
COSTA DO SOL: Dércio; Pai, Manuelito, Aguiar, Dito, Chimango, Manucho, Paito, Parkim, Ruben e Avelino.
Foram utilizados ainda Lala, Cosme e Onélio.
ACÇÃO DISCIPLINAR: Cartolinas amarelas para Jacob, Tony, Paito e Aguiar.
Fonte:Jornal Noticias