Tudo faremos para ganhar
FOI na manhã de ontem lançada a “operação” Ruanda, jogo que terá lugar no domingo no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), com o seleccionador nacional, João Chissano, a sublinhar que o grupo de trabalho tudo fará para que os “Mambas’’ saíam com um resultado positivo.
“É um jogo difícil, com um adversário complicado que é Ruanda, que só não esteve no CAN-2015 por questões administrativas, sendo que desportivamente havia conseguido lá chegar, é uma equipa forte. Não nos podemos esquecer que o campeão ruandês (APR de Kigali) eliminou o campeão nacional (Liga Desportiva de Maputo)”, recordou Chissano, sublinhando que estes são dados importantes e a ter em conta.
“Temos dois jogos em dois fins-de-semana seguidos. O grande desafio para o grupo é fazer a gestão dos jogadores disponíveis. Os pré-convocados são para os dois jogos, embora no segundo não possamos utilizar os que actuam fora do país”, acrescentou.
Chissano falou igualmente da exclusão de Miro, Dário Khan e Simão, três dos mais experientes e preponderantes na equipa, do lote dos convocados.
Em relação aos dois primeiros, disse que se tratou da opção técnica, enquanto Simão foi por precaução, ou seja, o trinco está em recuperação da lesão que o afastou dos últimos jogos da Liga Espanhola pelo Levante, debatendo-se neste momento com peso ligeiramente acima da média.
Porém, o técnico diz confiar nos jogadores disponíveis, até porque se trata de um rol com muita qualidade. Ademais, Chissano é de opinião que as alterações que serão feitas no xadrez dos “Mambas” não vão mudar o fio do jogo da equipa, pelo contrário, será factor de motivação para os que serão lançados.
“Este é um desafio para nós. Acreditámos na qualidade dos jogadores que convocámos e, nós como equipa técnica, iremos fazer o melhor durante estes dias de preparação e no domingo tudo ficará ao critério dos atletas. O treinador tem apenas 20 por cento de influência durante o jogo”.
Chissano revelou ainda que uma das razões que o forçaram a deixar Miro de fora é a convocatória de Rony Marcos, do Hamburgo da Alemanha, que no domingo fará a sua estreia no lado esquerdo da defesa.
Em relação a Dominguez, convocado mesmo com poucos jogos nas pernas, em virtude de não ter sido opção no Sundowns na época recém-terminada, Chissano disse: “Dominguez pode não se apresentar ao seu melhor nível, mas sabemos que se ele estiver a 70 ou 80 por cento terá um contributo valioso para a equipa. Não jogou regularmente na época finda por questões administrativas, não por opção técnica. Mesmo assim os contactos que temos mantido com o seu treinador indicam que treina regularmente, por isso contamos com ele”, explicou.
Em relação ao modelo de jogo no domingo, o seleccionador nacional revelou que poderá utilizar duas formas, dependendo das necessidades do próprio jogo. O primeiro modelo poderá ser o 4x3x3, ou seja, quatro defesas, três médios, dois extremos e um ponta-de-lança. Outro poderá ser 4x1x4x1, um sistema deliberadamente ofensivo, com cinco médios, quatro deles muito envolvidos no ataque com apoio ao ponta-de-lança.
O técnico aposta no ataque sempre que a equipa tiver a bola, sendo que na qualidade da equipa da casa terá que ter a iniciativa de jogo em princípio, realçando que sempre que o adversário tiver a bola, a missão dos “Mambas” será de defender.
Os “Mambas” começaram ontem à tarde a preparação para o jogo contra o Ruanda, com um treino no ENZ. Ao todo, a equipa terá sete sessões de treinos, sendo que a última terá lugar na manhã de sábado. Amanhã, a Selecção terá uma sessão bidiária com a matinal a começar às 09.00 e a vespertina às 16.00 horas.
EIS A LISTA DOS PRÉ-CONVOCADOS
GUARDA-REDES: Ricardo Campos, César Machava e Joaquim Tsambe.
DEFESAS: Chico, Edmilson, Edson, Gerson, , Mexer, Zainadine, Rony Marcos, Reinildo e Norberto.
MÉDIOS: Kito, Dominguez, Zé Luís, Diogo, Momed Hagy, Josemar, Jumisse, Ussama, Gildo, Cremildo e Witness.
AVANÇADOS: Reginaldo, Clésio, Sonito, Luís, Parkim e Isac.
PERCURSO RUMO AO CAN-2017
14 DE JUNHO
Moçambique-Ruanda (Maputo)
3 DE SETEMBRO
Maurícias-Moçambique (Port Louis)
23 DE MARÇO DE 2016
Gana-Moçambique (Acra)
29 DE MARÇO DE 2016
Moçambique-Gana (Maputo)
4 DE JUNHO DE 2016
Ruanda-Moçambique (Kigali)
3 DE SETEMBRO DE 2016
Moçambique-Maurícias (Maputo)