Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Tubarões domina “Especialistas”

 

A EQUIPA do Tubarões de Maputo dominou o Torneio de Especialistas em natação, realizado sábado, na Piscina Raimundo Franisse, em Maputo. A prova foi manchada pela ausência do seu rival Golfinhos, que alegou sobrecarga (cansaço) após a participação nos últimos Campeonatos Nacionais, que tiveram curiosamente lugar há sensivelmente duas semanas.

 

Sem o Golfinhos, o Tubarões não teve nenhum obstáculo, sabido que é a segunda melhor equipa da actualidade, relegando ao terceiro plano clubes históricos como o Ferroviário e o Desportivo, que detinham maior peso na modalidade.

 

Apesar da sua fraca aparição nos últimos anos, o Ferroviário dominou a série feminina, mas teve uma percentagem de medalhas muito inferior na contagem geral, por causa da fraca presença e prestação em masculinos, onde o Tubarões foi mais forte.

 

Aliás, foi, para além da vantagem esmagadora em masculinos, pelo facto de ter estado nos lugares de pódio em femininos que conseguiu uma margem gorda na contagem global. Amealhou, no geral, 56 medalhas de ouro, 30 de prata e 17 de bronze, totalizando 103. Destas medalhas, 41 ouros foram obtidos em masculinos e 15 em femininos, série na qual ficou em terceiro lugar, atrás da Escola Americana, que foi uma grande novidade deste evento.

 

Já o Ferroviário, segundo no medalheiro, obteve 24 ouros, seis pratas e zero bronzes, totalizando 30 medalhas. Dos 24 ouros, 18 foram amealhados em femininos. Enquanto isso, a equipa sensação deste torneio, a Escola Americana, ficou em segundo lugar, em ambos os sexos. Porém, Ficou em terceiro lugar na contagem global, com 23 ouros, 14 pratas e 10 bronzes, somando no total 47 medalhas. Dos ouros, 17 foram conquistados em femininos.

 

Entretanto, o Torneio de Especialistas, também conhecido por “Manuel Tomé”, contou com a participação do Clube Naval, Nguenhas e um número ínfimo de nadadores do Ferroviário da Beira, que participou como convidado, tendo em conta que o torneio é organizado pela Associação de Natação da Cidade de Maputo.   

  

O Clube Naval foi quarta classificada, com 12 ouros, 15 pratas e oito bronzes. O Desportivo ficou em quinto, com cinco ouros, 17 pratas e dois bronzes. De seguida, Nguenhas teve quatro ouros, seis pratas e 16 bronzes, e, por último, o Ferroviário da Beira conseguiu apenas três medalhas de ouro.    

 

Fonte:Jornal Noticias