Trio moçambicano no “Fed Cup”
AS tenistas moçambicanas Cláudia Sumaia, Marieta Nhamitambo e Érica Nicole Dias representam o país na fase preliminar do “Fed Cup”, a versão feminina de “Davis Cup”, a decorrer desde ontem em Montenegro. O trio partiu sexta-feira e já se encontra na capital Podgórica.
Nesta fase preliminar, que se prolongará até domingo, Moçambique faz parte do Grupo 3, denominado Europa/África, envolvendo 17 países, distribuídos por várias séries.
O trio moçambicano integra a “poule” D composta por Marrocos – outro país africano no subgrupo – e inclui o país anfitrião, Noruega e Kosovo. As moçambicanas vão, mais uma vez, tentar a sorte entre algumas estrelas internacionais na luta pela transição para outra etapa.
Entretanto, Cláudia Sumaia e Marieta Nhamitambo, campeã e vice-campeã de seniores e com três e duas presenças em campeonatos africanos de juniores, respectivamente, participam pela segunda vez consecutiva no evento, enquanto Érica Nicole Dias, uma das promessas do ténis juvenil, é estreante. Esta atleta foi selecionada em virtude da sua experiência em circuitos regionais de sub-14.
Enquanto Cláudia Sumaia ascendeu ao escalão de seniores este ano, na categoria de sub-18, Marieta Nhamitambo está no seu último ano na de sub-16. Por seu turno, Érica Nicole Dias está no seu primeiro como sub-16.
O torneio é disputado num sistema de todos contra todos e numa única volta, ao fim da qual se apuram as primeiras duas tenistas de cada “poule” para integrarem a outra fase (fase intermediária).
As apuradas de cada “poule” vão fazer parte do Grupo B, a fase intermédia que catapulta as atletas para a fase final (Grupo A). Portanto, os melhores vão ascendendo de casa fase até atingirem o topo para o apuramento da melhor tenista do planeta.
De salientar que o “Fed Cup” é um torneio de “grand slam”.
Fonte:Jornal Noticias