Trio ataca meias-finais
DEPOIS de a Série B ter arrumado com a questão no fim-de-semana, hoje cabe às equipas da Série A decidirem as que transitam para as meias-finais do Torneio de Abertura em futebol, a nível da cidade de Maputo, “Top-8 Mavila Boy”.
São dois jogos aliciantes, o primeiro opõe o Nacional à Liga Desportiva, às 14:00 horas, e o segundo o Costa do Sol ao Estrela Vermelha, ambos no campo dos “canarinhos”.
Nesta série apenas o Nacional é que já não tem hipóteses de avançar para as “meias”, dado que soma duas derrotas em outros tantos jogos.
Os restantes deverão decidir o futuro na competição hoje. O Estrela Vermelha lidera com seis pontos, mais três que a dupla Costa do Sol e Liga, mesmo assim os “alaranjados” podem ficar pelo caminho. A matemática é simples.
Se o Estrela perder com o Costa do Sol e a Liga bater o Nacional, podem ser os “canarinhos” e os “muçulmanos” a transitar para a etapa seguinte. Um empate beneficia o Estrela, e pode deixar o Costa do Sol de fora, caso a Liga pontue perante o Nacional, o que é muito provável.
Os “muçulmanos”, apesar de somarem três pontos, só podem ficar em terra por um descalabro. Tudo indica que irão vencer ao Nacional, por sinal a equipa mais fraca desta Série.
Se o Costa do sol vencer e a Liga também ganhar, o grupo terá uma situação de três equipas com seis pontos. Aí o desempate será feito através de resultados no confronto directo entre as equipas empatadas. Nesse caso, o Estrela teria vantagem sobre a Liga.
A Liga, por sua vez, teria vantagem sobre o Costa do Sol e, por último, os “canarinhos” teriam vantagem no confronto com o Estrela. Para a solução deste impasse, recorrer-se-ia ao segundo critério de desempate, que são os golos marcados e sofridos.
Em princípio, se a Liga vencer hoje terminaria em primeiro lugar. Se o Costa do sol vencer por 1-0, por exemplo, teria uma situação de 3-3 e o Estrela de 2-1. O Costa do Sol ficaria automaticamente eliminado, pois os “alaranjados” terão um golo positivo. Mas se os “canarinhos” venceram por uma diferença de pelo menos dois golos, passam, porque teriam golo positivo e o Estrela ficaria numa situação de 2-2, ou seja, empate entre golos marcados e sofridos.
São contas que animam esta que é a terceira e última ronda desta primeira fase. Nas meias-finais os cruzamentos serão entre o primeiro da Série A e o segundo da Série B, e vice-versa.
SÉRGIO MACUÁCUA
Fonte:Jornal Noticias