Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Treino em solo pátrio entra na fase final

 

A SELECÇÃO Nacional de hóquei em patins entra hoje na contagem decrescente no respeitante às sessões de treino dentro do país inserido na preparação para o Campeonato do Mundo do Grupo “A” a decorrer de 20 a 28 de Junho na vila francesa de La Roche Sur-Yon, em Nantes.

 

Esta noite realiza-se mais um treino, o primeiro de Maio, um mês em que a intensidade deve subir para níveis bem mais intensos com sessões bidiárias, sendo que a partida para o estágio está prevista para o dia 23.

 

No pavilhão do Estrela, a dupla de técnicos Pedro Pimentel e Pedro Tivane deve começar a focalizar as suas baterias no aprimoramento da componente táctica. Aliás, os aspectos tácticos sempre mereceram uma atenção particular da equipa de treinadores. No treino da semana passada foi notória a forma como Pimentel e Tivane foram corrigindo o posicionamento dos seus jogadores em tarefas ofensivas e defensivas. Foi chamada a atenção aos jogadores para não fazerem passes arriscados, sob o risco de um passe errado poder originar uma jogada de contra-ataque.

 

Se não há certeza no passe, ou se o colega está apertado, vamos prender a bola na tabela ou podemos jogar a bola por detrás da baliza. Desta forma manteremos a bola longe da nossa baliza”. O alerta serviu na perfeição já que se viu os hoquistas a jogarem mais na certa e a falharem menos passes.

 

Claramente que esta noite, outras lacunas tácticas e técnicas devem ser limadas até que a “máquina” esteja afinada para dar uma resposta cabal no Mundial. 

 

O estágio, que envolverá jogos de controlo, será o complemento da preparação da primeira fase. Depois do estágio, a equipa moçambicana, que tem em vista melhorar o sétimo lugar, estará bem ajustada para competir com as mais poderosas selecções no Mundial.  

   

Moçambique estará no Grupo “B” juntamente com Inglaterra (20 de Junho), Suíça (21 de Junho) e Argentina (23 de Junho).

 

MOÇAMBIQUE NOS MUNDIAS DE HÓQUEI (1978-2013)

 

1978– 1.º Campeonato Mundial em que Moçambique participou após a independência – 10.ª classificada na prova realizada em San Juan, Argentina. Este campeonato foi disputado por 12 equipas;

 

1982– 2.º Campeonato do Mundo realizado em Barcelos, Portugal. Moçambique boicota a sua participação devido à presença da selecção da Nova-Zelândia que na altura tinha relações com o regime do “apartheid” da África do Sul.

 

1984– 3.º Campeonato do Mundo em que Moçambique não participou devido ao castigo imposto pela FIRS por ter boicotado o Campeonato Mundial realizado em Barcelos-Portugal.

 

1985- Surge a divisão em dois grupos A e B (1.ª e 2.ª Divisões) dos mundiais de hóquei. Devido ao castigo imposto, a selecção não participa no Mundial realizado no Brasil. Só viria a apresentar-se no ano seguinte disputando o Grupo “B”.

 

1986– 1.º Campeonato do Mundo do Grupo “B”, no México. Grande exibição de Moçambique que lhe conferiu o 3.º lugar da prova e o acesso ao Grupo “A”.

 

1988 – Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em La Corunha, Espanha. Depois de uma excelente participação de Moçambique no Mundial do México e no torneio de Montreux, Suíça, a selecção nacional viria a decepcionar neste Mundial, classificando-se em último lugar.

 

1990– Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Macau. A selecção não conseguiu se qualificar para a fase final do Mundial, sendo remetida à categoria “C”, onde acabou por se sagrar vencedora.

 

1992 – Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Andorra, Espanha. Grande exibição (4.ª classificada), mas insuficiente para atingir o Grupo “A”. 1994 – Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Santiago, Chile – 7.ª classificada.

 

1996– Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Vera Cruz, México – 6.ª classificada.

 

1998– Campeonato do Mundo do Grupo “B”, em Macau. Excelente participação com hóquei de qualidade que conferiu à selecção o regresso ao grupo dos grandes do hóquei mundial – 3.ª classificada.

 

1999– Campeonato do Mundo do Grupo “A”, na cidade de Réus, Espanha – 10.ª classificada, mantendo-se no Grupo “A”devido ao aumento do número de equipas de 12 para 16.

 

2001– Campeonato do Mundo do Grupo A, em San Juan, Argentina - 8ª classificada.

 

2003– Campeonato do Mundo do Grupo A, na cidade de Oliveira de Azeméis, Portugal. 10a posição para Moçambique; uma das melhores participações em termos competitivos e técnicos.

 

2005 – Campeonato do Mundo do Grupo A, na cidade de San Francisco, Estados Unidos América, 15º classificado. Moçambique classificou-se em 15o lugar, conseguindo apenas uma vitória no último jogo frente a selecção de Macau e desceu ao Grupo “B”. A pior classificação de Moçambique num Mundial do Grupo “A

 

2006 – Campeão do Mundo do Grupo “B”, em Montevideu, no Uruguai.

 

2007 – Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em Montreux, na Suíça. 9.º lugar.

 

2009 – Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em Vigo, Espanha, 11.º lugar.

 

2011– Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em San Juan, Argentina, 4.° lugar. Atingiu a melhor classificação de sempre apenas perdendo com as poderosas selecções da Espanha (meias-finais) e Portugal (no jogo de apuramento do 3.° classificado).  Vitória sobre EUA (10-1); Angola (4-3), na fase de grupos; e diante do Brasil (9-6) nos quartos-de-final.

 

2013- Campeonato do Mundo do Grupo “A”, em Luanda/Namibe, 7.º.

 

 

Fonte:Jornal Noticias