Todos os caminhos vão dar à Pemba
A PARTIR de hoje todos os caminhos vão dar à cidade de Pemba, Cabo Delgado, onde sábado irá disputar-se a XII edição dos Jogos Desportivos Escolares-2015, que juntarão 1347 atletas de todo o país.
Segundo Luís Amiel, director do Desporto Escolar no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, todas as delegações partem hoje rumo à Pemba, onde são esperadas até 18.00 horas de quinta-feira.
As comitivas partem via terreste, sendo que chegando na quinta-feira terão oportunidade de se ambientar com a cidade antes do evento. Ontem, as delegações foram recebidas pelos respectivos governadores provinciais para a despedida.
Entretanto, no fim-de-semana chegaram técnicos do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e da Juventude e Desportos. Ontem foi a vez dos técnicos das federações escalarem a capital provincial de Cabo Delgado.
Em Pemba, segundo Amiel, está a trabalhar-se duro para que durante os jogos nada falte. Em termos logísticos, está tudo a postos, as camas já foram montadas no local do alojamento. O transporte das delegações está também acautelado, assim como a alimentação.
Hoje chegam os equipamentos de som e luz para a festa de abertura, bem como o fogo-de-artifício. A cerimónia de abertura terá lugar no sábado a partir das 13.30 horas e será dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na presença de ministros de diferentes pelouros, entre outros dirigentes.
A cerimónia, que terá lugar no Estádio Municipal de Pemba, irá unir o desporto à cultura, com actuação de vários grupos musicais e cantores bem conhecidos, para além da ginástica a ser proporcionada pelas crianças de Pemba.
Após a cerimónia de abertura, terá lugar o primeiro jogo de futebol desta edição, entre a província anfitriã e a sua congénere de Gaza.
CIDADE DE MAPUTO JÁ SE DESPEDIU DA GOVERNADORA
Entretanto, na tarde de ontem, a delegação da cidade de Maputo foi despedir-se da governadora Yolanda Cintura, que apelou aos atletas o espírito de patriotismo, paz, unidade nacional, “fair-play” e desportivismo.
Cintura recordou aos atletas que no desporto não há inimigos, mas sim adversários. Nesta esteira, exortou aos alunos a saberem perder, pois as derrotas fazem parte do jogo. Apelou, por outro lado, aos atletas a observarem as regras de conduta e disciplina desde a partida até ao regresso, pois são estas virtudes, segundo ela, que fazem da capital do país bicampeã destes jogos.
Os atletas, por sua vez, prometeram cumprir com as regras dos Jogos Escolares, competindo e fazendo troca de experiências com alunos do resto do país, para além de regressarem à casa com o terceiro título consecutivo no bolso.
A cidade de Maputo parte esta manhã com uma delegação de 156 pessoas, dentre as quais 120 atletas.
TRAGAM MEDALHAS E AMIZADE
A delegação de Inhambane, composta por 160 elementos, entre atletas, técnicos, jornalistas, corpo clínico, partiu ontem rumo à Pemba.
O governador da província de Inhambane, Agostinho Trinta, recomendou a delegação daquela região do país aos Jogos Escolares para competirem com o intuito de dignificar a “Terra da Boa Gente”, mas sobretudo ganhar medalhas e fazer amizade com outras crianças do país.
Trinta sublinhou que o objectivo destes eventos não se circunscreve aos ganhos materiais em si, troféus ou prémios, mas sim a promoção da unidade nacional.
O dirigente vincou, por outro lado, que a meta de qualquer atleta que parte para uma competição é o “céu”, daí que todos escolhidos de entre várias crianças talentosas que a província tem devem justificar esse mérito. “Não exigimos o mundo, também não podem ser os bombos da festa”, sublinhou o governador de Inhambane.
Os atletas, por sua vez, comprometeram-se a conquistar medalhas que possam colocar a província num dos lugares de pódio.
Fonte:Jornal Noticias