Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Termina XIII Festival dos Jogos Escolares PM: apela ao desporto sem prejuízo dos estudos

 

O PRIMEIRO-MINISTRO, Carlos Agostinho do Rosário, exortou ontem aos alunos que participaram dos Jogos Escolares em Gaza a continuarem a praticar o desporto nas escolas e noutros locais sem, no entanto, prescindir do mais importante, que são os estudos.

 

O governante falava na cidade de Xai-Xai no encerramento do XIII Festival dos Jogos Desportivos Escolares, que decorreram de 14 deste mês até ontem nesta urbe e na Macia.

 

Segundo o Primeiro-ministro, em Gaza testemunhou-se a revelação de grandes talentos em diferentes modalidades, que faz com que o Governo acredite que este evento é um viveiro de atletas de grande valor para os diferentes clubes e selecções nacionais.  “Por isso, caros estudantes, continuem a praticar o desporto na escola e nos vossos locais de residência sem, no entanto, prejudicar a vossa principal tarefa, que é estudar e adquirir conhecimentos para melhor contribuírem no desenvolvimento do nosso país”, apelou Carlos Agostinho do Rosário.

 

Aos clubes e às federações desportivas, o governante pediu a continuidade do trabalho de valorização dos talentos saídos destes eventos, criando oportunidades de treinamento e de inserção no desporto de alta competição.

 

É nossa esperança ver estes estudantes/atletas que se revelaram nestes Jogos a representarMoçambique nos próximos jogos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e noutros eventos internacionais”, vincou.

 

Para ele, deste festival todos saem a ganhar. “Fortalecemos a unidade nacional. Com a prática do desporto ganhamos um corpo são e mente sã. Neste sentido, é com muita satisfação que dizemos que neste festival não houve ganhadores nem perdedores, pois todos ganharam”, assinalou o primeiro-ministro.

 

Do Rosário sublinhou, por outro lado, o facto de durante os dez dias de convívio, os estudantes, não só terem demonstrado habilidades desportivas, mas também a oportunidade de trocar experiências das várias vivências socioculturais do nosso país e visitar locais históricos e turísticos da província de Gaza.

 

Nos XIII Jogos Desportivos Escolares participaram 1386 estudantes, assistidos por perto de 500 pessoas, entre pessoal de apoio, técnicos, dirigentes, entre outros.

 

Manica foi o vencedor absoluto, sendo que noutro extremo ficou a vizinha província de Sofala. Em 2019, o evento realizar-se-á na província de Manica.

 

Sérgio Macuácua

 

Fonte:Jornal Noticias