Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Sporting e Chingale na fase final no centro

 

AS formações do Sporting da Beira e do Chingale de Tete terminaram a primeira fase da “poule” de apuramento ao Moçambola-2016 em primeiro lugar nas séries (A e B), que decorreram nas cidades da Beira e Tete, respectivamente, isto ao nível da zona centro.

 

 O Sporting da Beira venceu, no pretérito sábado, a contar para a última jornada da fase de grupos, o Textáfrica de Chimoio, por 2-0, num jogo que arrastou muita gente ao campo do Ferroviário da Manga, porque envolvia equipas inquilinas do Moçambola. Com a vitória, a turma “leonina” passou a somar nove pontos, frutos de três vitórias em igual número de jogos, enquanto o primeiro campeão de Moçambique, Textáfrica de Chimoio, ficou em segundo lugar com seis pontos.

 

A contar para a mesma jornada, a formação do Achawa FC de Tete venceu, por 1-0, o Benfica de Quelimane. Achawa terminou a prova com três pontos, na terceira posição, enquanto a formação do Benfica de Quelimane ficou em último lugar e sem qualquer ponto.

 

Assim, qualificaram-se para as meias-finais, na série “A”, as formações do Sporting da Beira e do Textáfrica de Chimoio.

 

Já na série “B”, o Chingale de Tete qualificou-se em primeiro lugar com sete pontos. Os tetenses venceram, na última jornada, a Universidade Pedagógica de Manica, por 3-0. Nesta série, o destaque vai para desqualificação do histórico Têxtil do Púnguè, que à entrada para a última jornada era o segundo classificado, com três pontos. Mas acabou perdendo o lugar a ser derrotado pelo Sporting de Quelimane, por 3-2, jogo disputado no campo do Ferroviário de Moatize, a 20 km da capital provincial de Tete.

 

Com este resultado, a turma da terra do “coco” segue para a outra fase com cinco pontos, na segunda posição. O Têxtil terminou em terceiro, com três, enquanto a UP de Manica ficou na última posição com um ponto.

 

Assim sendo, transitam, na zona centro, para as meias-finais as equipas do Sporting da Beira e do Textáfrica de Chimoio, para a série “A”; Chingale de Tete e Sporting de Quelimane, para a série “B”. Nas meias-finais, que serão disputadas em duas mãos, o Sporting da Beira vai defrontar o seu homónimo de Quelimane, enquanto o Chingale medirá forças com o Textáfrica de Chimoio.   

 

MATCHEDJE TRAVADO PELO INCOMÁTI

 

O Matchedje foi travado com empate, em Xinavave, pelo Incomáti (0-0), em partida da segunda jornada da “poule” da zona sul, isto na série “A”. Com a derrota, os “militares” partilham a liderança com o seu adversário da ronda, ambos com quatro pontos.

 

A contar para a mesma jornada, o Ferroviário de Inhambane redimiu-se da estreia inglória na prova, arrancando uma preciosa vitória na recepção à Associação Desportiva de Chókwè (1-0). Com o triunfo, os “locomotivas” de Inhambane seguem na terceira posição (penúltima), com três pontos, enquanto a AD Chókwè é “lanterna vermelha”, sem ponto.

 

Enquanto isso, o Estrela Vermelha de Maputo deu um passo positivo rumo à fase seguinte, isto na série “B”. Os “alaranjados” somaram a segunda vitória consecutiva na prova, tendo derrotado, fora de portas, a Universidade Pedagógica da Maxixe, por 1-0.

 

Noutro encontro, o Ferroviário de Gaza recebeu e bateu o Ntumbuluko FC, por 2-0. Esta é a primeira vitória dos gazenzes, que se estrearam com derrota frente ao Estrela. Com este desfecho, o Estrela lidera isolado com seis pontos, seguido pelos “locomotivas” gazenses, com três. Ntumbuluko e UP Maxixe estão na cauda, ambos com um ponto.

 

A fase preliminar ao nível da zona sul termina este fim-de-semana.

 

BENFICA DE MONAPO E DES. LICHINGA PARTILHAM LIDERANÇA NA ZONA NORTE 

 

A “poule” nortenha está bem renhida. Decorridas três jornadas, o Benfica de Monapo e o Desportivo de Lichinga partilham a liderança, ambos com cinco pontos, frutos de uma vitória e dois empates para cada lado.

 

Os “encarnados” defrontaram, no fim-de-semana, o Ferroviário de Pemba, inicialmente visto como principal candidato à ascensão, jogo que terminou empatado a zero. Enquanto isso, o Desportivo de Lichinga consentiu igualmente um empate frente ao Ferroviário também da capital provincial do Niassa (2-2).

 

A dupla da frente está bem pressionada pelas formações dos Ferroviários de Pemba e de Lichinga e Liga Desportiva de Monapo, todos com quatro pontos. A Liga de Monapo foi a equipa mais feliz da ronda, tendo goleado o seu homónimo de Pemba, por 3-0.

 

Salientar que a “poule” nortenha é disputada num sistema de todos contra todos e numa única volta, faltando duas jornadas para o seu fim. 

 

 

Fonte:Jornal Noticias