Sporting de Quelimane campeão da Zambézia
O SPORTING de Quelimane sagrou-se domingo último campeão provincial de futebol na província da Zambézia. Os “leões” amealharam, ao fim da competição, 44 pontos no topo da tabela classificativa.
No jogo da última jornada, o Sporting empatou a duas bolas com o seu eterno rival, o Benfica, também de Quelimane. Os “encarnados” marcaram os golos de empate durante o tempo de compensação, depois de estar a perder toda a segunda parte.
Deste modo, os “leões” ganharam o direito de participar na “poule” da zona centro deste ano e vão discutir a qualificação ao Moçambola-2016 com o Textáfrica, Chingale e Têxtil de Púnguè.
A “poule” deste ano terá duas séries, sendo a primeira dos campeões provinciais e outra dos vice-campeões. O "vice" da Zambézia é precisamente o Benfica de Quelimane, que terminou a prova com 40 pontos, também com grandes ambições de se qualificar ao Moçambola-2016.
Entretanto, para a 11ª jornada da segunda volta, registou-se uma falta de comparência do FC de Marombava, que não se deslocou a Gúruè para medir forças com Murrimo Macadamia. A Associação Provincial marcou falta de comparência à equipa de Morrumbala.
Nos outros jogos, a Universidade Pedagógica cilindrou o Vila Real de Quelimane, por 4-1, enquanto o Sporting de Namacurra perdia frente ao 3 de Fevereiro, por 1-2. O Ferroviário B de Quelimane deslocou-se ao campo Negres Pires de Mocuba e venceu os “locomotivas” locais, por 1-0.
No final de 22 jornadas, Sporting de Quelimane destaca-se com 44 pontos, Benfica (41), Ferroviário de Quelimane B (40), Ferroviário de Mocuba (35), 3 de Fevereiro (31), Sporting de Namacurra (26), Murrimo Macadamias de Gúruè (28), UP (25), Morrumbala FC (16), Matchedje (14) e Vila Real (14) pontos.
Este foi o campeonato mais disputado nos últimos três anos; não só pelo número de equipas participantes, mas pelo nível competitivo.
Fonte:Jornal Noticias