Songo e Nacala na calha para abertura
A CERIMÓNIA de abertura do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola-2016, terá lugar a 12 de Março na vila do Songo ou na cidade de Nacala, em Nampula, segundo avançou o presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), Ananias Couana.
A acontecer no Songo a cerimónia de abertura será co-organizada pela LMF e a UniãoDesportiva local. Em Nacala o clube anfitrião seria o Desportivo daquela cidade portuária.
O Desportivo de Nacala é uma das duas equipas repescadas na sequência do alargamento de concorrentes no Moçambola. Outra é o 1.º Maio de Quelimane.
Segundo o presidente da LMF, nenhum dos clubes que transitou este ano para o Moçambola mostrou-se interessado em co-organizar a cerimónia de abertura, daí que Songo e Nacala surgem na calha.
Este ano o Moçambola terá pela primeira vez 16 equipas, sendo que os ingressados são o Desportivo do Niassa, Chingale e Estrela Vermelha de Maputo. O primeiro é estreante absoluto, enquanto o Chingale e Estrela são regressados.
O sorteio da prova está previsto para 22 do mês em curso em Maputo, num jantar de gala, como é de praxe.
A cerimónia da abertura tem sido geralmente solene, com várias figuras ligadas ao desporto e não só convidadas, com destaque para membros dos governos Central (geralmente o ministro da Juventude e Desportos) e Provincial (governador ou seu representante).
No ano passado o acto teve lugar em Vilankulo, na província de Inhambane, com o ENH a ser o baptizado.
Fonte:Jornal Noticias