Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Simão e Sumaia confirmados

TENIS.jpg

 

OS tenistas Josefa Simão e Cláudia Sumaia confirmaram a supremacia no epílogo dos Campeonatos Nacionais de ténis, sábado, vencendo as finais de singulares homens e senhoras, depois de sensivelmente duas semanas de disputa.

 

Enquanto Simão registava o seu segundo título, depois de destronado, ano passado, por Feliciano dos Santos, Cláudia Sumaia conquistava o terceiro, depois de ter sido igualmente destronada, na edição anterior, por Marieta Nhamitambo.

 

Josfa Simão aproveitou-se da ausência de Feliciano dos Santos, que é o tenista mais cotado de títulos nacionais em seniores masculinos dos últimos tempos para voltar a celebrar mais uma conquista no escalão máximo. O mesmo acontece com Cláudia Sumaia, que não sentiu a oposição de Marieta Nhamitambo. 

 

Para o efeito, Josefa Simão teve de suar às estopinhas para bater Hercílio Seda. Prova disso é que Simão sucumbiu no primeiro “set”, por 4/6, redimindo-se no segundo, por 6/3, forçando a decisão do título para a última série. Foi aqui onde o segundo melhor tenista de “homens” deu prova de que está cada vez mais em ascensão, vencendo Seda por 6/4.

 

Os dois tenistas tiveram um percurso assinalável, com Josefa Simão a defender categoricamente o estatuto de “cabeça” de série na ausência de Feliciano dos Santos, que era detentor do título. Entrou, à semelhança do seu adversário na final, em acção a partir do segundo “round” (quartos-de-final), tirando sucessivamente pela frente Jaime Sigaúque, Sharif Anmed e Miguel Gonçalves.

 

Enquanto isso, Hercílio Seda, que reapareceu nestes nacionais e com um performance competitivo considerável, depois de alguns anos fora do país, era o sétimo “cabeça”, portanto sem uma cotação que lhe conferisse algum favoritismo porque não apresentava nenhumas referências internamente. Portanto, foi provando as suas qualidades de eliminatória em eliminatória, tirando da frente Fernando Tovela, Venâncio Bacião e Bruno Figueiredo, este último segundo “cabeça” de série, ou seja, o que era visto como provável adversário de Josefa Simão na final.   

    

Por seu turno, Cláudia Sumaia bateu Ilga João por 6/2 e 6/3. Portanto, dominou a partida, confirmando o favoritismo vincado de início. Aliás, não teve grandes adversárias.

 

Salientar que os “Nacionais” de ténis serviram particularmente de preparação para os Jogos Africanos de Congo-Brazzaville, que se realizam em Setembro que espreita. Asim, foram, por esta razão, antecipados de Outubro para o mês em curso.

 

Entretanto, Josefa Simão e Hercílio Seda; Cláudia Sumaia e Ilga João acabaram sendo confirmados como seleccionados para os Jogos Africanos à vista. Os tenistas moçambicanos no estrangeiro, nomeadamente Franco Mata e Ataíde Mussagy, ambos nos Estados Unidos da América, foram excluídos em virtude de serem as principais apostas para o “Davis Cup”, que se realiza também no próximo mês.

 

 

Fonte:Jornal Noticias