SIMANGO PROMETE: Transportar o entusiasmo do Moçambola aos “Provinciais”
ALBERTO Simango Júnior, no “namoro” aos gazenses para que votem nele no próximo dia 13 de Agosto, para o apetecido cargo de presidente da Federação Moçambicana de Futebol nos próximos quatro anos, deixou a promessa de tudo fazer para que o entusiasmo que se vive no país com a realização do Moçambola seja semanalmente estendido aos Campeonatos Provinciais.
Simango que falava no passado sábado, em Xai-Xai, num encontro com os responsáveis da Associação Provincial de Futebol de Gaza e representantes dos clubes filiados naquela agremiação desportiva e assegurou, na ocasião, que para se chegar a esse objectivo, dentre várias intervenções deverá dotar as associações de meios técnicos e humanos à altura, por constituírem estes os interlocutores válidos junto dos clubes, em prol do desenvolvimento desportivo.
Reiterou o facto de ser legítimo e incontestável conhecedor profundo do actual estágio em que se encontra o futebol moçambicano fruto da sua ligação com a Liga Moçambicana de Futebol por si liderada.
Transformar o clube no ponto de partida e de chegada do futebol, por serem estes os principais protagonistas, potenciar os aspectos relacionados com a formação de jogadores, árbitros e gestores desportivos, por forma a dotá-los de conhecimento profundo sobre as suas reais responsabilidades, são outros desígnios apontados pelo candidato Alberto Simango, caso vença a corrida à presidência do mais alto órgão directivo do futebol nacional.
Tendo em conta que o futebol hoje é uma indústria bastante forte, este deve, segundo o seu pensamento, ser gerido de forma empresarial para tornar esta modalidade mais sustentável.
Simango disse ainda que actualmente os clubes estão parados no tempo e no espaço, "daí que está na hora de escolher um novo caminho, um novo rumo para se elevar o futebol moçambicano a outros patamares", enfatizou.
Alberto Simango falou, por outro lado, da necessidade, em caso de vitória no 13 de Agosto, proceder a uma reforma profunda na arbitragem, para que não se volte a falar de “viciação de resultados. Combateremos de forma enérgica a corrupção, ficaremos apenas com os melhores árbitros, e os piores simplesmente ficarão para a história”.
VIRGÍLIO BAMBO
Fonte:Jornal Noticias