Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Simango promete combater falsidade de resultados

SIMANGO e sidat.jpg

 

ALBERTO Simango Jr., empossado ontem como novo presidente da Federação Moçambicana de Futebol para o quadriénio 2015/2019, assumiu o comprometimento com a verdade desportiva, o que passa por combater toda falsidade em torno dos resultados registados nos jogos de futebol, de modo a permitir que seja valorizado o esforço empreendido pelos clubes.

 

Simango Jr. frisou ainda que a vitória do seu elenco no último escrutínio de 13 de Agosto marcava uma nova história da página de futebol e que com o novo ciclo que se inicia a sua Direcção não permitirá que em Moçambique se ganhe os jogos a qualquer preço. Para o efeito, prometeu uma luta severa de modo que os actores futebolísticos se sintam confortáveis com a arbitragem, combatendo todas as práticas que possam existir e que firam a verdade desportiva.  

 

De agora até 2019 queremos ser testemunhos de que o vencedor de qualquer jogo de futebol em Moçambique seja um clube que tenha merecido, por ter jogado mais e melhor que os adversários”, afiançou.

 

O novo presidente da FMF não deixou de elogiar o trabalho feito pela Direcção cessante, enfatizando que é continuador de tudo quanto foi feito pelos seus antecessores, desde Ferdinand Wilson, passando por Manuel Jorge, David Come, Mário Guerreiro e Feizal Sidat, que saudou de forma especial. Agradeceu Sidat pela obra que ergueu para o desenvolvimento do futebol moçambicano, desde a construção de infra-estruturas, formação de técnicos até à conquista de resultados desportivos que nos encheram de orgulho.

 

Agradeço-lhe por herdarmos uma FMF melhor, com uma sede própria”, destacou, ajuntando que a vitória do seu elenco foi valorizada porque a sua lista não concorreu sozinha, mas sim com várias personalidades.

 

Por isso saúdo de forma particular o Drs. Teodoro Waty, Manuel Chang e Enoque João. Sem eles a campanha eleitoral e o processo que conduziu às eleições do dia 13 de Agosto não teria sido um fenómeno social digno de realce, onde a nota dominante foi a discussão de ideias que indicassem a solução de problemas que apoquentam o futebol moçambicano”, anotou.

 

Saudou especialmente as associações provinciais pela manifestação do espírito olímpico durante a campanha eleitoral e no próprio dia da votação.

 

É assinalável, porque apesar da agenda apertada os presidentes das associações provinciais disponibilizaram tempo para com os clubes que dirigem ouvirem os quatro candidatos na explanação dos seus manifestos e ideias para o futebol nacional”, destacou.

 

Dirigindo-se aos desportistas e amantes de futebol, o novo timoneiro da FMF reiterou o que norteou o seu discurso na campanha eleitoral, nomeadamente o facto de ser um homem de futebol e que cumpre com a sua promessa.

 

O manifesto eleitoral será escrupulosamente comprido à risca, porque só assim estaremos a honrar a confiança que os moçambicanos depositaram em nós no dia de voto através das associações de futebol. Mas, antes de tomar qualquer decisão, precisamos de conhecer a casa de futebol e de nos inteirarmos de todos os “dossiers”. Como tarefa imediata queremos monitorar nas três regiões do país as “poules” de apuramento de acesso ao Moçambola-2016. Queremos que a disputa das “poules” seja um momento de verdadeira festa, de demonstração da vitalidade do nosso futebol e de incremento do espírito de unidade nacional”, assegurou.

 

Simango Jr. realçou o facto de assumir a presidência da FMF numa altura importante dos “Mambas”, que no próximo dia 6 de Setembro jogarão com as Maurícias para a qualificação para o CAN Gabão-2016. Prometeu uma preparação cuidadosa de modo que a equipa de todos nós se apresente condignamente, dando continuidade do trabalho iniciado pela Direcção cessante.

 

 “Nesse sentido, sentimos ter identificado as tarefas imediatas para executar durante o nosso mandato”, disse.   

           

Salientar que Simango Jr. é o sétimo presidente desde que, em 1976, foi fundada a FMF.  

 

 

Fonte:Jornal Noticias