Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

12.Jul.16

Semente nacional chegou à Madeira

 

O futebolista Bhéu Januário já se encontra na Madeira para se juntar ao plantel do Nacional, clube da primeira divisão portuguesa onde milita outro moçambicano, Witness Quembo. O defesa internacional moçambicano, de 22 anos, acredita que pode vir a triunfar, referindo que este é o primeiro grande desafio da sua carreira.

 

Em língua sena, como em algumas línguas de origem bantu, M’bhéu significa semente. O nome do jogador nascido na Beira, Sofala, surge dessa denominação, daí que há crença de Bhéu poder dar melhores frutos, usando o espaço da Madeira.

 

O reforço do Nacional já envergou a camisola dos Mambas (entrou a substituir João Mazive na partida contra o Ruanda, da quinta jornada de qualificação ao CAN-2017, em que Moçambique venceu por 3-2), junta-se ao novo projecto de Manuel Machado para a época de 2016/17.

 

Bhéu nasceu para o futebol no torneio Bebec, na cidade da Beira, de onde seguiu para o Atlético da mesma cidade, em 2007, evoluindo naquela colectividade até 2012, altura em que se filiou ao Estrela Vermelha, também da Beira. Em 2014, dada a sua evolução evidente, despertou o interesse da Liga Desportiva e rumou a Maputo, vindo a ser emprestado no ano seguinte ao Ferroviário de Nacala. Este ano, a Liga decidiu-se pelo seu regresso a Maputo e emprestou (com opção de compra) ao Nacional da Madeira, onde poderá ter a oportunidade de evoluir no futebol, verdadeiramente, profissional.

 

Já sonhava em jogar do país quando era mais novo, mas sinceramente, não esperava que fosse ser tão já. É um grande desafio. Vou encará-lo da mesma forma que o fiz quando comecei a jogar no Moçambola e da maneira que recebi a proposta de jogar num clube como a Liga, onde desfilam jogadores de grande craveira, afirmou o jogador que já se treina na sua nova equipa.

 

 

Fonte:Desafio