Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Selecções nacionais quedam-se

MOÇAMBIQUE voltou a cair nas Olimpíadas de Xadrez, na Noruega, com as selecções masculina e feminina a claudicarem durante o evento, que decorreu de 1 a 15 de Agosto.

 

As duas selecções não atingiram metade da pontuação possível, portanto não corresponderam às expectativas projectadas para este que é um dos maiores eventos internacionais ao nível da modalidade. Dos 22 pontos possíveis, as selecções nacionais obtiveram, ao fim das competições, nove e sete pontos, respectivamente. Ou seja, a selecção masculina registou quatro vitórias em um empate, enquanto a feminina conseguia três e um empate.

 

O secretário-geral da FMX, Custódio Vicente, reconheceu que o combinado nacional esteve a quem das expectativas, uma vez que a meta projectada era de atingir 50 a 60 porcento da pontuação possível, de modo a melhorar a prestação registada na anterior edição, ou seja nas Olimpíadas de Istambul, na Turquia, realizadas em 2012.

 

 

A selecção masculina, constituída por Mariano Maia (campeão em título), Wilton Calicoca (vice-campeão), Miguel Maconi, Person Abrantes e Mateus Viageiro baixou 14 lugares, enquanto a feminina, composta por Vânia Vilhete (campeã em título), Neusa Castro (vice-campeã), Nusela Farnela, Ana Malenda e Malena Nameala quedou quatro lugares. Em Noruega, a selecção masculina ocupou 126ª posição entre 150 países, enquanto na Turquia ficou na 112ª. A feminina, por seu turno, terminou na 123ª, entre 136 países, contra a 119ª posição alcançada em Istambul.

 

 

Mesmo assim, Moçambique teve alguma honra com Wilton Calicoca a conseguir uma das melhores pontuações, situação que lhe projectou para candidato ao título de mestre da Federação Internacional de Xadrez (Mestre-FIDE).

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.