Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Selecção Nacional entra em acção

A SELECÇÃO Nacional Sénior Feminina de Basquetebol defronta, ao fim desta tarde, a sua congénere dos Camarões, na sua estreia no Campeonato Africano da modalidade (Afrobasket), que arranca hoje, em Yaoundé.

O jogo tem início as 17:30 horas de Maputo, sendo que o combinado nacional faz a partida inaugural logo frente à selecção anfitriã, que é uma das favoritas à conquista do certame.

Frente aos Camarões, a Selecção Nacional está longe do favoritismo, pois, a sua recente participação nos Jogos Africanos, que tiveram lugar recentemente em Brazzaville, denunciou muitas lacunas.

Moçambique chega ao Afrobasket dos Camarões bastante fragilizada e animicamente em baixo depois da vergonhosa campanha nos Jogos Africanos de Brazzaville, onde terminou em sexto lugar.

Por isso, fica muito difícil falar do favoritíssimo para a Selecção Nacional que, recorde-se, é vice-campeã africana. A Selecção dos Camarões quase eliminava Moçambique há dois anos no Afrobasket, que teve lugar na capital do país.

Na altura, o combinado nacional só ganhou o jogo das meias-finais sobre o último segundo, com uma diferença de apenas um ponto, graças ao triplo obtido por Leia Dongue, que, entretanto, é a grande ausente nesta campanha.

 Foi uma das partidas mais memoráveis da história da competição e, talvez, a vitória mais marcante de Moçambique no Afrobasket, até porque garantiu a qualificação inédita para o Mundial que teve lugar um ano depois na Turquia.

 

Hoje, em Yaoundé, a história de há dois anos não servirá. Antevê-se muitas dificuldades para a equipa orientada pelo experiente e conservador Nazir Salé.

 

A Selecção Nacional encontra-se inserida no Grupo “A”, no qual, para além dos Camarões e Mali, figuram Uganda, Gabão e África do Sul.

 

A prova é disputada por 12 equipas, dividas em dois grupos, passando as quatro primeiras para os quartos-de-final. Os dois priores classificados de cada grupo irão disputar as classificativas do nono até ao 12º lugar.

 

A primeira fase vai até 30 do mês em curso, enquanto os quartos-de-final serão disputados a 1 de Outubro. As meias-finais terão, por seu turno, lugar no dia seguinte. A final está prevista para 3 de Outubro.

 

O vencedor apura-se directamente para os Jogos Olímpicos do próximo ano, que terão lugar em Rio de Janeiro, Brasil. O finalista vencido apura-se para o Torneio Pré-Olímpico que dá acesso às Olimpíadas do Rio de Janeiro.

 

Salientar que Angola é actual campeã em título.

 

JOGOS DE MOÇAMBIQUE NA 1ª FASE

 

HOJE

 

17.30h - Camarões-Moçambique

AMANHÃ

 

11.30h - Moçambique-Uganda

 

26 DE SETEMBRO

 

13.30h - Moçambique-África do Sul

 

28 DE SETEMBRO

 

15.30h - Mali-Moçambique

 

29 DE SETEMBRO

 

19.45h - Gabão-Moçambique

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.