Selecção Nacional a caminho de Lisboa
A SELECÇÃO Nacional de Futsal deixou Maputo ontem com destino a Lisboa, Portugal, onde vai cumprir a derradeira e última etapa de preparação do Campeonato Africano da modalidade, agendado para Marrocos, de 28 de Janeiro a 9 de Fevereiro. O estágio na capital portuguesa prolongar-se-á até 25 de Janeiro.
Em Lisboa, o combinado orientado por Naymo Abdul prevê realizar um mínimo de três jogos com equipas locais, incluindo a selecção portuguesa de sub-21.
Moçambique está integrado no Grupo “B” com Angola, Egipto e Guiné-Conacry. O conjunto nacional tem a sua estreia marcada para o dia 29 frente à Angola, seguindo-se a Guiné-Conacry no dia 31 para encerrar a fase de grupos diante do Egipto a 2 de Fevereiro.
O seleccionador nacional considera o grupo “extremamente difícil”, sobretudo pelo facto de Angola e Egipto encararem a prova com ambições de transitar para a fase seguinte que dá possibilidades de qualificação ao “Mundial”.
Moçambique entrará para esta prova defendendo a medalha de bronze, conquistada em 2016 no último “Africano” disputado em Joanesburgo, África do Sul. O principal objectivo na competição é garantir uma das três primeiras posições que dão acesso direito a disputar o Campeonato do Mundo agendado para este ano na Lituânia, de 12 de Setembro a 4 de Outubro. O regulamento do CAN de Marrocos impõe que os primeiros dois classificados de cada grupo apuram-se para os quartos-de-final.
No “Africano” da África do Sul, em 2016, Moçambique esteve no Grupo “A”, tendo realizado uma boa campanha. Vitórias sobre África do Sul (7-4) e Tunísia (4-1), empate com a Zâmbia (4-4), percurso que lhe valeu o apuramento para as meias-finais, onde viria a perder com Marrocos (4-1). Os marroquinos sagraram-se campeões africanos. Já no jogo de apuramento do terceiro classificado, o combinado moçambicano derrotou a Zâmbia, por 2-1, na marcação de grandes penalidades.
Eis a convocatória final:
Guarda-redes:Nelson (Galácticos FC) e Custódio (Petromoc);
Fixos: Oseias, (GD Iquebal), Mauro (Petromoc), Edson (Liga de Chimoio);
Alas: Flávio, Ziraldo, José da Silva, Idelson (GD Iquebal), Vasquinho (Petromoc), Dino (Liga de Chimoio) e Abílio (Galácticos FC);
Pivot: Mário Jr.
Fonte:Jornal Noticias