Selecção de natação faz últimos ensaios no “Zimpeto”
FINALMENTE, a Selecção Nacional de natação tem a Piscina Olímpica do Zimpeto à sua disposição desde ontem para os últimos ensaios com vista à sua participação nos Jogos Africanos de Congo-Brazzaville.
O combinado nacional, que viaja amanhã para Brazzaville, vinha trabalhando na piscina de 25 metros, na Associação de Natação da Cidade de Maputo, devido à indisponibilidade daquele mega recinto de 50 metros por causa de problemas técnicos nas máquinas que garantem o funcionamento da mesma.
Apesar de ser tardia, sendo que o combinado nacional segue amanhã para Congo-Brazzaville, a disponibilidade da piscina do Zimpeto trouxe alguma tranquilidade ao grupo do trabalho, nomeadamente atletas e equipa técnica, tendo em conta que as competições decorrerão em piscina de 50 metros.
De acordo com o seleccionador nacional, Frederico dos Santos, a Selecção devia estar a trabalhar no Zimpeto desde Junho último. Porém, as duas piscinas (a de aquecimento e de competição) estavam desde aquela altura inoperacionais.
A nossa Redação contactou José Pereira, gestor do recinto, que nos falou de constantes problemas relacionados com a oscilação da corrente eléctrica, e que acabam afectando o funcionamento normal da maquinaria e consequentemente das piscinas.
“Há duas coisas que me devo referenciar a respeito da piscina: a primeira é que estava em disfunção desde 11 de Junho de 2015, resultante da frequente oscilação e interrupção de fornecimento de energia eléctrica no equipamento electrónico de bombagem de água. Efectivamente, este problema de corrente eléctrica vem sendo debatido desde a fase de construção deste empreendimento até agora, e o equipamento não suporta a oscilação e cortes frequentes de energia.
No entanto, as piscinas olímpicas do Zimpeto mereceram uma intervenção duma empresa especializada em meados de Junho, e a piscina de aquecimento já se encontra operacional desde o dia 21 de Agosto. Finalmente conseguimos, até ao fim-de-semana, pôr a piscina de competição também em funcionamento e os atletas já estão a treinar desde ontem”, esclareceu Pereira.
Fonte:Jornal Noticias