Selecção com apoio do Millenium bim
A SELECÇÃO Nacional Sénior Feminina de Basquetebol terá o apoio financeiro do Millennium bim para a preparação e participação nas diferentes competições internacionais, com destaque para os Afrobakets e as respectivas fases de qualificação nos próximos três anos.
O facto foi tornado público ontem em Maputo na sequência de um memorando de entendimento rubricado pelo Millennium bim e a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).
O acordo tem efeitos retroactivos que remontam do mês passado, pois a participação da Selecção Nacional no Afrobasket que teve lugar nos Camarões foi patrocinada por aquela instituição bancária.
Para Nuno Vaz, presidente da Comissão Executiva (PCE) do Millennium bim, este é mais um passo que a instituição que representa dá no apoio ao basquetebol nacional, modalidade que tem sido abraçada pelo banco há mais de 10 anos, tendo iniciado com o projecto Mini-Basket, que decorre em nove cidades.
“O Mini-Basket formou atletas que já representam o país nas diferentes competições internacionais através das selecções nacionais, com alguns neste momento a evoluírem em Portugal e nos Estados Unidos da América. Para nós é um orgulho e satisfação contribuirmos para o crescimento desta modalidade.
Encorajamos a Selecção Nacional a levar a um bom-porto o nosso apoio, conquistando melhores resultados. Nos Jogos Africanos e no Afrobasket ficou em sexto lugar, mas para nós ficou a sensação de que as atletas deram tudo de si”, sublinhou Vaz.
Para Francisco Mabjaia, presidente da FMB, o apoio constitui uma oportunidade para se encarar o futuro com optimismo, pois permitirá à federação planificar da melhor maneira as actividades nos próximos três anos.
“O nosso sonho é elevar os patamares de Moçambique no basquetebol continental. Temos a certeza que a selecção dará o seu máximo e nós também. Apelamos para que os moçambicanos continuem a olhar para esta selecção com muito orgulho bem como a modalidade de basquetebol em si”, exortou.
Acrescentou que “quando há 10 anos o Millenium bim começou a apostar no Mini-Basket constatámos que semeou onde se deve semear, neste caso na formação, que é a base de tudo. Depois deste acto pensamos que o futuro e o trabalho serão encarados com confiança”, concluiu.
Fonte:Jornal Noticias