Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Segunda ronda mais equilibrada e emotiva

BASKETE1 jogos escolares.jpg

 

AS emoções da XII edição dos Jogos Escolares, Cabo Delgado-2015 entraram, ontem, na segunda ronda, que foi caracterizada por resultados um tanto ou quanto equilibrados e jogos emotivos.

 

Gaza, que saiu imaculada da jornada inaugural consentiu os primeiros desaires, sendo que a anfitriã Cabo Delgado continua o bombo da festa. Temos, por outro lado o aparecimento do Niassa (último classificado da última edição) com muitos resultados animadores e o declínio de Tete e Inhambane, em ambos os sexos. A cidade e província de Maputo (candidatas ao título absoluto) oscilam entre vitórias e derrotas.

 

VOLEIBOL1-in ESCOLARES.jpg

 

Em futebol, no jogo mais esperado e emotivo do dia, em masculinos, Cabo Delgado perdeu por 2-1 diante de Nampula. O jogo teve uma assistência massiva no Estádio Municipal de Pemba, que neste festival anda sempre com a lotação esgotada, não obstante ter sido ampliado.

 

No final da contenda, os adeptos da equipa da casa procuraram ajustar contas com o treinador, que escapou graças à intervenção da Polícia.

 

Ainda em masculinos, Niassa e Gaza não foram para além de um empate a uma bola. Em femininos, Nampula derrotou Gaza, por 2-0. A província de Inhambane bateu a cidade de Maputo, por 1-0.

 

Em basquetebol, Gaza derrotou Nampula, por 73-54. Num jogo frenético entre dois candidatos ao título, Manica bateu Zambézia, por 79-78, escasso um ponto de diferença que ilustra o quão foi equilibrada a contenda. A província de Maputo derrotou de forma copiosa Inhambane, por 56-25, numa das modalidades em que a primeira equipa luta pelo título.

 

Em femininos, Niassa venceu à tangente a sua congénere de Sofala, 51-50. Manica derrotou Zambézia, por 61-29. Gaza perdeu frente a Nampula, por 35-24. Maputo-província cilindrou Inhambane, por 54-28, e Tete derrotou Cabo Delgado, por 35-31. Em andebol, Cabo Delgado “trucidou” Sofala, por 42-13, a cidade de Maputo derrotou a Zambézia, por 19-13, e Niassa bateu Tete, por 40-31.

 

Em femininos, Gaza superou Nampula, por 28-14. Sofala bateu Cabo Delgado, por 11-9. A província de Maputo goleou Inhambane, por 27-8. A Zambézia venceu a cidade de Maputo, por 19-11.


No voleibol, Sofala venceu Tete, por 3-0, em masculinos. Em femininos, Cabo Delgado levou de vencida ao Niassa, por 3-1.

 

CLINIC DE TÉNIS ENVOLVE 50 CRIANÇAS

 

Cerca de 50 crianças de diferentes escolas de Pemba estão a beneficiar de um clinic de ténis, fruto da parceria entre a Federação Moçambicana da modalidade e os Ministérios da Educação e Desenvolvimento Humano e da Juventude e Desportos, no contexto dos Jogos Escolares que decorrem nesta cidade.

 

O primeiro clinic teve lugar na manhã de domingo no Complexo Desportivo de Pemba e com a presença da Vice-Ministra da Juventude e Desporto, Ana Flávia Azinheira, e dos tenistas Ercílio Seda e Jossefa Simão, dois atletas apurados para os Jogos Africanos de Brazzaville que têm lugar no próximo mês.

 

Na ocasião, a vice-ministra disse que o objectivo do Governo é massificar o ténis, uma modalidade que tem rótulo de ser da elite no nosso país. A massificação do ténis começou com a construção de quatro courts nesta cidade nortenha, que foram recentemente inaugurados pelos Ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula.

 

Nos clinics, as crianças têm aprendido o ABC da modalidade, suas regras, fundamentos e pormenores técnicos. Refira-se que ténis é uma das modalidades demonstrativas neste XII Festival dos Jogos Escolares, juntamente com o xadrez, ginástica e jogos tradicionais.

 

SÉRGIO MACUÁCUA, em Pemba

 

 

Fonte:Jornal Noticias