Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

(Rei)nildo é o mais caro dos convocados dos Mambas

mandava.jpg

 

A quatro dias do amigável com o Quénia, o “O País” mostra quem são os cinco jogadores mais valiosos que compõem a lista dos convocados, numa estatística feita pela transfermarket, um sítio de transferência de jogadores de futebol.

A jogar a defesa esquerdo, Reinildo Mandava é o jogador mais caro do plantel convocado por Luís Gonçalves para “operação Quénia” já no próximo domingo, e vale cerca dois milhões de euros.

Mandava começou a carreira profissional no Ferroviário da Beira, tendo passado por Portugal onde jogou no Benfica, Fafe, SC Covilhã, Belenenses SAD e agora evolui nos franceses do Lille.

Aliás, foi esta transição das terras de Camões, Portugal, para o país de Emanuel Macron, França, que o canhoto nascido na Beira, Reinildo Mandava, atingiu este valor de transferência.

De defesa esquerdo para direito. Segue-se Zainadine Júnior, o antigo jogador do Desportivo Maputo e da Liga Desportiva de Maputo, é avaliado em pouco mais de 1 milhão de euros.  

Zaina é um dos jogadores moçambicanos que mais dá nas vistas em Portugal. Defende as cores do Marítimo, mas tem passagem pelo Nacional, que foi a porta de entrada para o futebol europeu.

O jogador também já deu seus préstimos noutros quadrantes diferentes do português, neste caso, pelo Tianjin Teda da China.

Com o valor de mercado a rondar os pouco mais de 550 mil euros, Edmilson Dove e Reginaldo Faite, ocupam a terceira posição entre os jogadores mais valiosos dos convocados, segundo a transfermarkt.

Dove evolui no Cape Town City da África do Sul, mas o B-a-Ba do futebol aprendeu no Tavene FC de Xai-xai. O possante jogador teve uma breve passagem pelo Ferroviário de Maputo, mas foi nos locomotivas que chamou a atenção da equipa sul-africana.

Altamente tecnicista, Reginaldo jogou para clubes como Maxaquene e a então Liga Muçulmana de Maputo, antes de espalhar seu “doce” perfume no Nacional, Santa Clara, Luftetari, Laci, Kukesi e agora no Shakhter do Cazaquistão.  

Elias Gaspar Pelembe ou como é conhecido pelo público moçambicano, Domingues, e Witiness Chimoio João Quembo, ou simplesmente Witi, ocupam a quarta posição estando avaliados em cerca de 500 mil euros.

O puto maravilha fez a formação nos alvinegros, o Desportivo Maputo, depois passou pelo Supersport United, Sundowns e agora defende as cores do Bidvest Wits todos da África do Sul, num trajecto impressionante.   

Por seu lado Witi é dos jogaores indiscutíveis no plantel do Nacional da Madeira, e com 23 anos de idade já passou pelos sub–19 dos encarnados, Benfica, antes de jogar na segunda divisão e subir à 1ª anos depois com o mesmo clube (Nacional).

A 5ª posição é ocupada por Clésio Baúque com valor de 200 mil euros. O 10 dos Mambas começou nos locomotivas de Maputo, depois foi para o mesmo clube que o mostro sagrado (Eusébio), Benfica. Passou pelo Harrisburg City dos Estados Unidos, Panetolikos, Instambulspor, e agora está no Qabala do Azerbaijão.   

Já Telinho, Kambala e Luís Miquissone ocupam, os três, a 6ª posição na lista dos jogadores mais valiosos dos convocados por Gonçalves, com o valor de mercado estipulado em 150 mil euros.    

A lista apresentada confunde-se com a do jogador mais valioso com a nacionalidade moçambicana, contudo, neste caso, a posição número um, é ocupada por ninguém mais, ninguém menos que Mexer.

Este jogador que tem mostrado ter classe suficiente para duelar quer com Bruno Fernandes (quando esteve em Portugal), quer com Neymar (na Liga francesa).

Não foi convocado mas é actualmente o jogador mais valioso dos mambas, com um valor no mercado estipulado em cerca de 4 milhões de euros.

 

LISTA DOS CONVOCADOS MAIS VALIOSOS

Reinildo – 2 milhões de Euros

Zainadine J.r – 1 milhão de Euros

Edmilson – 550 mil Euros

Reginaldo – 550 mil Euros

Domingues – 500 mil Euros

Witi – 500 mil Euros

Clésio – 200 mil Euros

Telinho – 150 mil Euros

Kambala – 150 mil Euros

Luís Miquissone – 150 mil Euros 

 

Fonte:Opais