Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Queremos ser os viveiros dos “Mambas”

 

O PRESIDENTE e proprietário do Vilankulo Futebol Clube (VFC), Yassin Amugi, afirmou recentemente que a sua colectividade pretende tornar-se num verdadeiro viveiro das selecções nacionais de futebol, porque o trabalho da formação de jogadores que abraçou, poderá, a breve trecho, produzir talentos.

 

Falando no encerramento do torneio de prospecção de talentos a integrar no seu projecto de formação, designado, Marlins de Futuro, que se iniciou em Abril passado, envolvendo jovens com idades compreendidas entre seis e 14 anos de diversas escolas da vila de Vilankulo, Yassin afirmou que aquela iniciativa pretende não só ocupar os jovens para evitar que enveredem por vícios nocivos, mas também proporcionar um momento de distracção, recreação e sua formação em todos âmbitos.

 

O patrono do VFC afirmou que a ideia de lapidação de talentos que se manifestam em diferentes torneios, surgiu para colmatar o défice na área de formação de jogadores, no futebol moçambicano, uma das principais razões dos desaires que se verificam na chamada modalidade rainha em Moçambique.

 

 

Enganam-se alguns distraídos que pensam que desaparecemos do mapa futebolístico nacional, depois da nossa despromoção, decidimos começar pela base, formando os nossos próprios jogadores, aliás, a formação é uma das componentes obrigatórias para todos os clubes no Moçambola, mas, sabemos que nem todos que estão na prova máxima, têm escalões inferiores. De onde esses clubes vão trazer os jogadores, vandalizando aqueles que formam?”, questionou Yassin.

 

De Abril até Outubro deste ano, o torneio de prospecção de talentos para o projecto Marlins de Futuro, os chamados jogadores de palmo e meio do VFC, envolveu 400 miúdos inscritos em 20 equipas, congregando 20 jogadores por cada. Neste lote de clubes que competiram nos escalões de iniciados e juvenis, constam sete escolas da sede do distrito de Vilankulo.

 

De acordo com o coordenador da escola de jogadores do VFC, Victor Mayamba, no final do torneio, 110 atletas foram seleccionados para a escola do VFC. Destaque neste grupo vai para o melhor jogador, Ronaldo Artur Romão, Ronaldinho, como é carinhosamente tratado, que já foi integrado na equipa de juvenis do VFC que se prepara para o “Nacional”. Em iniciados, a distinção coube ao Paissa Timba do VFC “B”. Muzaraf King, em juvenis, foi o melhor artilheiro da prova na categoria de juvenis ao balançar as redes por trinta vezes em 18 jogos.

 

Victor Mayamba explicou que foram medalhados 200 atletas em diversos escalões, do primeiro ao terceiro classificado de cada escalão além de prémios individuais aos miúdos que se destacaram.

 

Assim, no torneio de pesquisa de talentos para Marlins de Futuro, o vencedor foi Pon FC, EPC de Vilankulo ficou em segundo lugar, EPC de Gamela foi terceiro. Em juvenis o canecão foi às vitrinas do VFC “B”, Maxaquene em segundo e Provoca Febre em terceiro lugar.

 

A Taça Samora Machel, que decorreu em paralelo com a pesquisa de talentos, foi ganha pelo VFC “B” em iniciados, onde o Maxaquene foi o finalista vencido e em juvenis VFC “A” superiorizou-se frente à Escola Secundária de Vilankulo que ficou com as faixas de segundo classificado.

 

O coordenador da formação de jogadores disse que os sete meses que durou o torneio, foram uma autêntica festa para a pequenada que tinha espaço para cada um explanar o seu talento, sem no entanto obscurar a escola.

 

Uma das prioridades para pertencer a escola de formação no VFC ệ ser-se aluno e com boas notas”, indicou Victor Mayamba para quem o conhecimento científico é muito importante para a interpretação das várias tácticas.

 

Para saber o que é uma diagonal, baixar a linha, é necessário ir à escola”, exemplificou Mayamba.

 

ENVOLVER FEMININOS NA FORMAÇÃO

 

 

 

 

O Presidente do Conselho de Administração da Vodacom, empresa patrocinadora da iniciativa, Lucas Chachine, desejou que a formação naquele clube fosse alargada às meninas e em outras modalidades, como basquetebol.

 

Lucas Chachine disse que a formação de jogadores não constitui somente oportunidade para descobrir talentos, mas também é uma via para evitar que os jovens se percam para vícios nocivos para moldar a sua personalidade como homens do amanhã.

 

O PCA da Vodacom louvou o projecto Marlins do Futuro e disse que era importante que este movimento fosse replicado em todo o país de forma a possibilitar que os clubes busquem talentos para as selecções nacionais de diversas modalidades.

 

Gostaria que no próximo ano, viesse encontrar aqui em Vilankulo, formação também no basquetebol, futebol feminino e outras modalidades. Nós continuaremos a incentivar porque assim começa a se desenhar o futuro dos jovens é o país a andar”, concluiu

 

Fonte:Jornal Noticias