Quem será sucessor de Simango?
ELEGE-SE amanhã, em Maputo, o novo presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), num pleito que é disputado por dois candidatos que concorrem para a sucessão de Alberto Simango Jr., que neste momento preside a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), depois de quase oito anos na LMF.
Trata-se de Ananias Couana, candidato da continuidade, até porque esteve durante oito anos do reinado de Simango, e Carlos de Sousa (Cazé), antigo vice-ministro da Juventude e Desportos, da ala que pretende ruptura na gestão da instituição que superintende o Moçambola e a Taça da Liga.
Couana é um conhecedor da casa, foi vogal do Conselho Fiscal, vice-presidente e mais tarde presidente do mesmo órgão, e actualmente exerce a função de secretário de Direcção Executiva.
É formado em Administração e Finanças, sendo quadro do Conselho Municipal de Maputo. Um dos seus trunfos eleitorais é o aumento de equipas no Moçambola, dos actuais 14 para 16, o melhoramento das transmissões televisivas, intensificação do apoio aos clubes e a melhoria da qualidade competitiva na prova. Pretende, por outro lado, ajudar os clubes a constituírem-se em SADs para alavancar as suas receitas.
Cazé é médico ortopédico, muito solicitado para as questões da medicina desportiva, casos de lesões. Foi por cerca de 10 anos vice-ministro da Juventude e Desportos. Tem um forte apoio da Liga Desportiva de Maputo, assim como do Ferroviário, também da capital do país.
São estes senhores que amanhã a partir das 13.30 horas, num dos estabelecimentos hoteleiros da capital do país, estarão frente-a-frente. Catorze clubes têm direito a voto, nomeadamente o Ferroviário de Maputo, Costa do Sol, Liga Desportiva, Ferroviário da Beira, HCB, Maxaquene, Ferroviário de Nacala, Chibuto, Ferroviário de Nampula, ENH, Desportivo, 1.º de Maio de Quelimane, Desportivo de Nacala e Ferroviário de Quelimane.
Fonte:Jornal Noticias