Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Quelimane já tem relva sintética

O CAMPO principal de futebol do Clube Ferroviário de Quelimane transformou-se numa infra-estrutura imponente, moderna e magnífica mercê da colocação da relva sintética e reabilitação de parte significativa das suas componentes.

 

 

 

A reabilitação e colocação da relva sintética, segundo o vice-presidente da Federação Moçambicana de Futebol, António Chambal, resultou de uma doação de mais de 500 milhões de meticais da Federação Internacional de Futebol Amador (FIFA) com vista a conferir a província da Zambézia de um campo moderno com condições e padrões internacionais.

 

 

 

António Chambal, que falava há dias em Quelimane no acto que marcou a entrega do campo por parte da empreitada, afirmou que só com infra-estruturas modernas, reabilitadas e apetrechadas é possível desenvolver o futebol.

 

 

Ter uma relva sintética hoje é muito importante porque é o modelo de infra-estruturas que existem a nível mundial e não tem tempo limite de utilização, contrariamente à relva natural. Por isso, Zambézia tem um ganho extremamente importante”, disse António Chambal, para quem a infra-estrutura está ainda no período de garantia, podendo nos próximos tempos ser feito um trabalho de levantamento para identificar possíveis falhas que tenham existido para consequente correcção.

 

 

Chambal afirmou, na ocasião, que a Federação Moçambicana de Futebol vai dentro dos próximos dias comunicar ao organismo internacional a conclusão da obra para possível vistoria para depois se seguir a preparação da cerimónia de inauguração oficial. Antes disso, segundo Chambal, a FMF vai entregar primeiro ao Governo provincial da Zambézia para de seguida este devolver ao dono, neste caso o Clube Ferroviário de Quelimane, depois de completamente reabilitado.

 

 

O nosso maior desejo era ter em cada um dos distritos deste nosso país um campo como este para impulsionar o futebol, mas há uma forte limitação de recursos e, na medida do possível, vamos fazendo mais alguma coisa”, disse António Chambal, para quem a direcção do Ferroviário de Quelimane facilitou todo o trabalho.Todavia, afirmou que aspectos como, por exemplo, os balneários, cobertura da tribuna de honra, entre outros serão concluídos nos próximos dias.

 

 

Entretanto, o director provincial da Juventude e Desportos, Johane Muabsa, presente no dia da entrega, disse que há toda a necessidade de a empreitada concluir a reabilitação dos balneários, cobertura da tribuna de honra, sala de imprensa e melhorar algumas bancadas para que na próxima época, tanto os clubes que militam no “Provincial” como no Moçambola desfrutem de melhores condições de trabalho.

 

 

Segundo ainda Muabsa, para a cerimónia oficial de inauguração, ainda sem datas, o Governo provincial da Zambézia propôs à FMF a realização de um jogo amistoso entre a Selecção Nacional de Futebol os “Mambas” e a sua congénere ou do Malawi ou do Zimbabwe.

 

 

Com a entrega daquele campo, a cidade de Quelimane passa, a partir deste ano, a contar com dois recintos para jogos oficiais do Moçambola. Ainda este ano, o Governo provincial da Zambézia investiu na reabilitação do campo do Sporting de Quelimane para acolher partidas do Moçambola.

 

 

O campo do Ferroviário de Quelimane ora reabilitado tinha dimensões maiores, mas depois da colocação da relva sintética se ajustou às dimensões internacionais. As altercações ocorreram também a nível dos bancos técnicos; passando a ficar do lado da tribuna de honra e não próximo da cabine dos árbitros e imprensa como vinha acontecendo. A entrega daquela infra-estrutura foi efusivamente saudado pelos desportistas da província da Zambézia, mas não deixaram de reclamar a necessidade da construção de um Estádio Municipal na Cidade de Quelimane.

 

 

 

JOCAS ACHAR

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.