Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Quarteto excluído da “operação” Maurícias

O QUARTETO constituído por Simão Mathe, Rony Marcos, Reginaldo e Josimar está fora dos pré-convocados para a “operação” Maurícias, pontuável para a segunda jornada do Grupo “H” do acesso ao CAN-2017, que terá lugar no Gabão.

 

A estes junta-se o lesionado guarda-redes Ricardo Campos, o habitual número um dos “Mambas”, que jogam nas Maurícias a 6 de Setembro. Há uma justificação para a não convocação de cada um destes quatro jogadores.

 

Segundo o seleccionador nacional, Mano-Mano, que falava segunda-feira em Maputo no lançamento deste importante desafio, Simão não atende o telefone quando solicitado pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e nem responde quando contactado através de outros meios, casos de e-mails e redes sociais.

 

Rony Marcos e Reginaldo, ainda segundo Mano-Mano, estão sem clubes, pelo que não têm ritmo competitivo. Ambos estão neste momento atentos ao mercado de transferências, que na Europa está na sua ponta final, na expectativa de conseguir o vínculo com emblemas interessados nos seus serviços.

 

Josimar foi por opção técnica, o mesmo acontecendo com Faisal Bangal.

 

Em face das quatro ausências supramencionadas, Mano-Mano teve de alterar a pré-convocatória (a anterior incluía o quarteto), para integrar Miro, Kito, Hélder Pelembe e o guarda-redes José Guirrugo, do ENH.

 

Entretanto, no que ao calendário desta “operação” diz respeito, é de realçar que a preparação começa na segunda-feira, com um treino no campo do Afrin, na Matola, a partir das 15.30 horas.

 

Amanhã os “Mambas” voltarão a ter um treino vespertino já no Estádio Nacional do Zimpeto. Na quarta há “bidiário”, o matinal terá início às 9.00 horas e o vespertino às 15.30 horas no campo do Afrin, por sinal o último em solo pátrio.

 

A Selecção Nacional parte quinta-feira rumo às Maurícias, onde prevê fazer duas sessões de treinos, uma na manhã da sexta-feira e outra na tarde de sábado, na véspera do embate previsto para domingo, dia 6, às 15.00 horas locais, mais duas que Maputo.

 

O seleccionador nacional vincou que o objectivo nesta partida é alcançar um resultado positivo, num embate que não se antevê fácil, até porque é disputado fora de portas.

 

Aliás, segundo Mano-Mano, o facto de Moçambique bater-se com um adversário que também perdeu na primeira jornada não coloca os “Mambas” sob pressão, até porque na sua opinião contra Ruanda fomos infelizes, apesar de termos feito um bom jogo.

 

Penso que nem nós, nem as Maurícias, ninguém está pressionado em função do resultado do jogo da primeira. Contra Ruanda fomos infelizes e penso que com um pouco de sorte podemos ganhar nas Maurícias, onde espero um desafio difícil, pois todos queremos ganhar”, sublinhou.

 

Falou das convocatórias dos guarda-redes César Machava (que em principio deverá ser titular), Wilson (Desportivo de Maputo) e José Guirrugo (ENH), ambos estreantes.

 

Penso que são guarda-redes bons e que nos transmitem confiança. César, apesar de não ser regular no Costa do Sol, já há muito que trabalha connosco e apostámos nele na COSAFA, em Maio. É um guarda-redes a ter em conta. Wilson e Guirrugo são guarda-redes que estão a atravessar um momento de forma, por isso sou de opinião que não será por causa da baliza que possamos ter um resultado negativo”, realçou.

 

Mano-Mano disse ainda que não estava pressionado, apesar de se veicular que o novo elenco federativo pretende apostar num treinador estrangeiro para os “Mambas”.

 

No futebol há sempre pressão. Neste momento somos nós que estamos aqui. E estamos focalizados neste jogo, independentemente do que vier depois. Se vier um treinador estrangeiro será bem-vindo, mas neste momento o nosso objectivo é um bom resultado nas Maurícias”, atirou.

 

Refira-se que neste grupo, para além de Moçambique e Maurícias, fazem parte Gana e Ruanda, que jogam entre si na segunda jornada, em Kigali.

 

EIS A LISTA DOS CONVOCADOS

 

GUARDA-REDES: César Machava; Wilson Tembe e José Guirrugo.

 

DEFESAS: Mexer; Zainadine, Miro, Gerson, Norberto, Chico I, Chico II, Kito e Edmilson.

 

MÉDIOS: Dominguez, Ussama, Reinildo, Gildo, Jumisse, Nelson, Hagy e Witiness.

 

AVANÇADOS: Clésio, Mário, Hélder Pelembe, Isac e Luís.

 

 

Fonte:Jornal Noticias