Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

PM recomenda reflexão sobre organização dos Jogos Escolares

PM recomenda reflexão sobre organização dos Jogos Escolares

 

manica vencedora1.gif

 

O PRIMEIRO-MINISTRO, Carlos Agostinho do Rosário, anunciou que a província anfitriã do 15ª festival nacional dos Jogos Desportivos Escolares só será conhecida depois de concluída a reflexão sobre o figurino, organização e periodicidade do evento, que se deverá seguir ao encerramento, ontem, da 14ª edição, que teve lugar na cidade de Chimoio, em Manica.

Discursando na cerimónia, o Primeiro-Ministro explicou que este é um momento oportuno para tal reflexão, considerando que se está no final de um ciclo de governação e que todas as províncias do país já tiveram a oportunidade de acolher o evento.

Tem sido prática no encerramento de cada festival dos Jogos Desportivos Escolares anunciar-se o local e a data da edição seguinte.

Na ocasião, Carlos Agostinho do Rosário desafiou os clubes e federações desportivas nacionais a enquadrar os talentos que despontaram do viveiro destes jogos, como forma de proporcionar oportunidades de sua inserção no desporto de alta competição, valorizar os atletas nas selecções e elevar a bandeira nacional nos eventos internacionais.

Do Rosário afirmou ser imperioso elaborar e implementar um plano de acção capaz de desenvolver o desporto e produzir resultados, tendo sempre em atenção que algumas modalidades se consolidam com resultados em cada etapa que se compete.

O governante encorajou os estudantes a continuar a conciliar os estudos com a prática do desporto escolar e nos seus locais de residência, como forma de ser verdadeiro viveiro dos futuros atletas de alta competição.

Manica sagrou-se vencedora absoluta de todas as modalidades desportivas disputadas no festival. Esta é a quarta vez que a província ocupa o primeiro lugar, tendo as outras sido em  2009, 2015 e 2017, respectivamente.

 

Fonte:Jornal Noticias