PM NA DESPEDIDA DA DELEGAÇÃO AOS JOGOS DO SCSA: Confiamos em vós
“A VOSSA responsabilidade é muito grande. Moçambique e os moçambicanos depositam toda a confiança nas vossas capacidades e empenho, e acompanharão atentamente cada jogo, sofrendo convosco todos os segundos e aplaudindo cada vitória e cada medalha conquistada”, o Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, na despedida, ontem, da delegação moçambicana aos Jogos Desportivos do SCSA, a terem lugar de 4 a 15 deste mês na cidade zimbabweana de Bulawayo.
Vaquina, para além de desejar boa viagem e boa sorte à comitiva nas competições, destacou o facto de haver necessidade de se superar o quarto lugar conseguido na edição anterior, na Zâmbia.
“É nossa convicção que através de vós, nossos atletas e representantes, o nosso país vai participar nesta VI edição em pé de igualdade com os outros países, do ponto de vista competitivo. Fazemos esta afirmação sem qualquer hesitação porque acreditamos em vós e sabemos que cada atleta se preparou afincadamente para o momento que se aproxima. E cada um de vós fará o melhor possível para que Moçambique possa superar os resultados alcançados há dois anos, na Zâmbia, onde, graças ao excelente desempenho dos nossos atletas, tivemos um honroso quarto lugar”.
Recordou que “estes jogos constituem uma excelente oportunidade para proporcionar aos jovens, através do desporto, o convívio, o conhecimento mútuo e o fortalecimento da irmandade que tem como base o facto de serem todos os filhos desta nossa Mãe África”.
Para o primeiro-ministro, estes jogos visam “proporcionar uma maior aproximação e intercâmbio entre os jovens desportistas dos países membros; elevar o desenvolvimento e o nível competitivo do desporto na região; preparar os futuros campeões dos países da região; criar condições organizativas e de infra-estruturas para o acolhimento de grandes eventos desportivos internacionais nos países e na região, como um todo”.
Na óptica de Vaquina, as anteriores edições lançaram as bases para o estreitamento de relações entre os jovens e os povos desta comunidade, tornando-os mais próximos uns dos outros, para além de terem na arena desportiva internacional alguns dos talentos africanos que hoje brilham a nível mundial.
Fonte:Jornal Noticias