Pio e Edmilsa melhores do ano
PIO Matos Júnior e Edmilsa Governo foram os grandes vencedores da Gala Nacional do Desporto, ao serem eleitos, ontem, os melhores atletas do ano em masculinos e femininos, respectivamente.
O basquetista Pio Matos venceu a concorrência de atletas como Kurt Couto, especialista nos 400 metros barreiras, entre outros. Para a eleição do base do Desportivo e da Selecção Nacional pesou o facto de ter conduzido o seu clube a conquistar o título nacional.
Já Edmilsa Governo, atleta paralímpica (atletismo adaptado), bateu a concorrência de desportistas de peso, casos da capitã da Selecção Nacional de básquete, Deolinda Ngulela, e a nadadora Géssica Stagno, entre outros.
Para além de uma estatueta, os dois contemplados foram premiados com 30 mil meticais cada edecoder da Zap, com um pacote válido por 12 meses. Edmilsa Governo, na categoria de T12, já era apontada como favorita número um por ter sido a única atleta nacional a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Africanos disputados recentemente em Brazaville-RD Congo.
PIO E EDMILSA “BISAM”
Pio Matos Júnior e Edmilsa Governo foram as figuras de proa da quinta Gala, visto que juntaram o prémio de Melhor Atleta do Ano ao de melhores nas categorias de Atleta Popular e Paralímpica.
Edmilsa teve uma noite de sonho daquelas que não irá esquecer jamais.
DENISE DAS DÍVIDAS: A REVELAÇÃO
A atleta paralímpica Denise das Dívidas venceu a categoria de Atleta Revelação. A jovem corredora foi proposta pelo bom desempenho nas provas internacionais, tendo sido medalha de bronze no Mundial de Doha e ainda por ter sido medalha de prata nos Jogos Africanos e ter obtido já os mínimos para os Jogos Paralímpicos.
MATSIMBE TREINADOR DO ANO
Bernardo Matsimbe, por sua vez, foi eleito o Melhor Treinador do Ano, vencendo a concorrência de Carlos Manuel “Caló”, seu potencial concorrente à conquista do galardão.
Matsimbe cometeu a proeza de dirigir o Desportivo a mais um título de basquete, o seu primeiro a este nível.
Na categoria de menções honrosas foram sete os distinguidos: Shafee Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, Kalid Cassam, presidente da Federação Moçambicana de Voleibol, Valdemar Oliveira, ex-presidente do Ferroviário da Beira, Carlos Tomo, presidente da Escola de Basquete de Nampula, Domingos Langa, director desportivo da pessoa portadora de deficiência de Sofala, Banco Nacional de Investimento (BNI) e Embaixada da Holanda.
ALTO PRESTÍGIO PARA MATOLA
O prémio Alto Prestígio foi entregue a Calisto Cossa, presidente do Conselho Municipal da Matola, pela forma como tem cooperado para o desenvolvimento do desporto na urbe que esta sob a sua jurisdição.
NELSON ERNESTO JORNALISTA-MOR
Nelson Ernesto foi eleito o jornalista do ano. O repórter desportivo da TVM foi o escolhido pela sua reportagem sobre a carreira da jovem tenista Cláudia Sumaia.
Música e dança abrilhantam momento
A GALA Nacional do Desporto foi marcada por momentos espectaculares de música e dança.
Bem ao ritmo tradicional moçambicano, o grupo Xindiro deixou em palco toda a sua energia e vibração. Os presentes na sala de formação da TDM deliciaram-se com este momento e ainda puderam ouvir a voz encantadora da cantora nacional, Gabriela.
Fonte:Jornal Noticias