PARA ALÉM DOS “MAMBAS”: Abel Xavier vai treinar também os Sub-23
O NOVO seleccionador nacional, Abel Xavier, irá treinar para além dos “Mambas” a Selecção Sub-23, que dentro em breve terá compromissos internacionais relativos à eliminatórias para os Jogos Africanos de 2019 e CAN de categoria.
O fato foi avançado pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Alberto Simango Jr. durante a cerimónia da apresentação do novo timoneiro dos “Mambas”, que tem um contrato com duração de dois anos.
A medida é conferir mais sintonia entre os Sub-23 e a selecção principal, visto que a primeira é que lança gradualmente os jogadores que compõem a segunda. Aliás, Abel Xavier terá de fazer o mesmo que os seus antecessores, nomeadamente Mart Nooij, Gert Engels e João Chissano, que sempre dirigiram as duas selecções simultaneamente.
Simango acrescentou que a chegada de Abel Xavier não vai alterar a composição do Gabinete Técnico da FMF, que passará a se denominar Departamento Técnico, segundo os novos ditames da FIFA.
O Gabinete Técnico, avançou Simango, será reforçado em termos de quadros, pois, segundo ele, o director do gabinete apenas não é suficiente.
“Sentimos que há necessidade de se ter mais quadros no Gabinete Técnico. Vamos colocar mais técnicos nele e esses irão trabalhar directamente com o novo seleccionador nacional”, esclareceu.
O presidente da FMF deixou claro que as restantes selecções de base terão os respectivos técnicos, casos de Sub-17 e Sub-20.
Abel Xavier, recorde-se, será coadjuvado por Alcides Chambal e um português que ele próprio irá indicar.
Para além de resultados desportivos, a FMF quer Xavier melhore a qualidade competitiva da Selecção Nacional.
Fonte:Jornal Noticias