Nova era no futebol de formação na capital
A Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM) e a ProSport procederam na última terça-feira, em Maputo, o lançamento oficial do projecto “Futebol de Formação”, que culminará com a realização de um Campeonato envolvendo 12 equipas cada, dos escalões de iniciados, juvenis e juniores.
A AFCM e a ProSport entram para a história do futebol moçambicano abrindo uma nova página no que ao futebol de formação diz respeito. Estas duas entidades abraçaram um projecto ambicioso com os olhos postos para o futuro privilegiando acima de tudo o desenvolvimento do desporto no país.
A atenção máxima deste projecto estará virada para o Campeonato de Futebol que arrancará na primeira semana de Maio do ano em curso. A competição contará com 36 equipas divididas por 12 escalões de cada (iniciados, juvenis e juniores), devendo movimentar cerca de 576 atletas.
O prova terá características de uma primeira liga (uma espécie de mini Moçambola) devendo ser disputado num sistema de todos contra todos emduas voltas perfazendo um total de 132 jornadas.
Raimundo Zandamela
Fonte:Desafio