Noémia: mais uma pérola para brilhar nos EUA
Noémia Massingue já está em New York, nos Estados Unidos da América (EUA). A base despediu-se do Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, Fundação Clarisse Machanguana e parentes, na última quarta-feira, mesmo dia que viajou para os EUA, onde vai estudar e jogar no Master School of New York. A atleta foi eleita MVP na 1.ª edição da NBA Jr. no ano passado, e este ano conquistou ouro nos Jogos da CPLP.
Há duas semanas, Noémia Massingue era aluna da Escola Secundária da Matola, onde frequentava a 10.ª classe. Desportivamente, representava o escalão juvenil do Ferroviário de Maputo, clube onde chegou antes de representar Matolinhas. Nascida a 10 de Março de 2001 (15 anos), Noémia tem de pelo menos duas outras colegas de equipa (Neyde Ocuane e Clítan de Sousa) a evoluir nos Estados Unidos da América.
O Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, lembrou os objectivos da bolsa. “Noémia vais aos EUA, em primeiro lugar para estudar e depois para jogar. Estaremos orgulhosos de ver o seu percurso. Agora continuaremos a ver talentos na NBA Jr. e vamos contar com a Clarisse para levara a Liga para a zona Centro primeiro, depois a Norte, porque temos muitas Noémias”, referiu.
Por seu turno, Clarrisse Machangua, patrona da fundação com o mesmo nome, que também foi responsável pela identificação do talento, considerou que o momento especial. “A fundação Clarisse Machanguana não é a fazedora deste evento, somos apenas a ponte entre Moçambique e o talento da Noémia. Nem todos os talentos moçambicanos poderão usufruir, mas se fizermos o mínimo para ajudar quem se dedica, isso é motivo de grande orgulho”, referiu Machanguana.
“Consideramos essa, uma bolsa de estudos, não um contracto para jogar, mas em troca vai jogar para pagar os seus próprios estudos. É a primeira menina que com a colaboração da fundação sai do nosso país para continuar com os estudos”, acrescentou.
Para a antiga jogadora da selecção nacional qualquer um outro jovem que tiver a oportunidade da Noémia, deverá ter boas notas, conduta apropriada. “O talento acrescenta o resto. O nosso primeiro sonho aqui está. Isto vem para potenciar a carreira académica do jogador e dar uma oportunidade de onde cair se houver lesões ou acabar a carreira. É uma bolsa de estudo, o desporto é um bónus”.
A beneficiada mostrou-se emocionada. “Estou muito feliz por ter ganho esta oportunidade de estudar e mostrar o meu talento. Agradecer primeiro a Clarisse, aos meus treinadores e os meus pais. Vou ter a oportunidade de mostrar as pessoas o que os moçambicanos valem”.
FonteDesafio