Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

NKUTUMULA ANTEVÊ MELHORES RESULTADOS DE HÓQUEI: Com investimento podemos chegar longe

BNKUTUMULA.gif

 

O MINISTRO da Juventude e Desportos, Alberto Nktumula, antevê um futuro ainda mais risonho para a Selecção Nacional nas próximas participações em Campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins, que, a partir da próxima edição - Barcelona 2017 -, passarão a ser chamados de Roller Games, ou seja Jogos sobre Patins, uma espécie de olimpíadas de patinagem.

 

Para o dirigente máximo do desporto em Moçambique, que marcou presença no Mundial de La Roche Sur-Yon, no qual a equipa nacional conquistou o sétimo lugar, tudo passa por um maior investimento que deve imergir a partir da família até ao Governo.

 

O investimento deve ser feito a partir da base. Os próprios pais devem incentivar os seus filhos a irem praticar desporto. Este é para mim o principal investimento. Tudo começa de dentro das nossas famílias, dos amigos do bairro, depois vai para os clubes e aí cria-se um movimento nacional. É por estas directrizes que temos que nos guiar. Portanto, não é só ao Governo que cabe esta responsabilidade de investir no hóquei, os parceiros empresariais, as pessoas de boa vontade, os clubes e as federações devem apoiar”, elucidou.

 

Alberto Nkutumula acredita que, seguindo por este diapasão, é possível pensar-se em voos bem mais altos. “Se investirmos da forma que acabei de mencionar, podemos daqui a um tempo começar a pensar em vencer os melhores do mundo. Acredito que juntos seremos mais fortes e unidos venceremos”, defendeu.

 

NOME ESCRITO A NÍVEL MUNDIAL

 

O titular da pasta da Juventude e Desportos considera positiva a prestação da equipa nacional na 42.ª edição do Mundial, já que continua a ser a melhor de África. “Continuamos a ser os melhores de África. Moçambique tem autoridade no continente, isto para dizer “somos os melhores”, arrematou, acrescentando que os hoquistas moçambicanos tiveram um calendário apertado, mas deixaram boa impressão.

 

Foram jogos muito bons. Ganhámos maior experiência, visto que jogámos contra os melhores do Mundo: a campeã do Mundo (Argentina), a vice-campeã e penta campeã do mundo (Espanha) e campeã da Europa (Itália). Foi uma boa rodagem, o resultado poderia ter sido melhor. Viu-se contra a Itália e Argentina”, comentou.

 

SAIR PARA EUROPA

 

Considerou que a diferença de ritmo competitivo entre os jogadores que actuam em Portugal e em Moçambique foi notória e defendeu a exportação de jogadores para as ligas europeias.

 

A questão da experiência e militância em clubes diferentes por parte dos nossos jogadores foi determinante. Os nossos jogadores que estão a jogar em Portugal deram um grande ímpeto e por outro lado senti que os que actuam em Maputo também podem ter maior desempenho se forem colocados em ligas europeias, que são mais competitivas.

 

Aliás, deu para perceber que, comparados à nossa qualidade, a Itália, Argentina e Espanha podem ser superados com um pouco de investimento”, avançou.

 

Nkutumula disse ter ficado maravilhado com a claque moçambicana que marcou presença no pavilhão de Vendée. “Moçambique surpreendeu, teve uma claque a gritar “Moçambique, Moçambique…”, portanto o nosso país já está na boca do mundo, e isto é mais importante”.

 

 

Fonte:Jornal Noticias