Nkutumula abre 1.ª fase dos “Futures”
O MINISTRO da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula, procedeu ontem, segunda-feira, 1 de Junho, à abertura dos jogos da 1.ª fase dos “Futures”, a componente profissional do Standard Bank Open, que decorre desde o dia 23 de Maio no Clube de Ténis de Maputo e que, pela primeira vez, conta com a chancela da Federação Internacional de Ténis (ITF).
Na ocasião, Alberto Nkutumula referiu que o facto de esta competição constar do calendário oficial da ITF “coloca Moçambique na rota mundial desta modalidade, para além de constituir uma oportunidade para os tenistas nacionais interagirem e jogarem com atletas de outros países”.
“O reconhecimento da ITF revela que este organismo acredita que Moçambique tem capacidade para organizar um torneio deste nível. É bom para os atletas e o ténis nacional, pois sai a ganhar”, considerou o Ministro que aproveitou a oportunidade para endereçar mensagens de encorajamento e apoio aos tenistas nacionais que participam na prova.
Para Chuma Nwokocha, administrador delegado do Standard Bank, esta edição marca uma nova era da prova, uma vez que “o primeiro grande objectivo, a sua profissionalização, foi alcançado com a sua introdução no calendário da ITF, o que significa que os pontos amealhados pelos atletas contam para a sua participação em qualquer prova a nível mundial”.
Os “Futures” decorrerão, sucessivamente, de 1 a 7 e de 8 a 14 de Junho, sendo que, devido ao facto de fazerem parte do calendário oficial das provas Pro Circuit, dão pontos que permitem que os atletas participem em qualquer prova internacional de ténis, em qualquer parte do mundo.
Entretanto, as provas dos “Futures” foram antecedidas por jogos de qualificação, que decorreram durante o fim-de-semana, nos quais participaram 32 tenistas, sendo cinco nacionais e 27 estrangeiros.
Assim, qualificaram-se para esta fase oito (8) atletas, nomeadamente Hassan Ndayishimiye (Burundi), Luís Brito (Brasil), Louis Pretorius (África do Sul), Ian Fligler (Argentina), William Bushamuka (Estados Unidos da América), Stefan Vujic (Austrália), Niclas Genovese (Suiça) e Tomas Gerini (Argentina).
Os tenistas nacionais Bruno Figueiredo, Armindo Júnior Nhavene, Miguel Gonçalves, Calvin Maposse e António Sábado não conseguiram qualificar-se para o quadro principal, no qual o nosso país estará representado por três tenistas, nomeadamente Feliciano dos Santos, Josefa Simão e Isac Jorge que defrontam na primeira ronda Jeremy Beale (Austrália), Loyd Seal (África do Sul) e Luís Brito (Brasil), respectivamente.
Fonte:Jornal Noticias