Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Nelinho e Dário Monteiro apresentados hoje nos Mambas e Mambinhas

DARIO.jpg

 

Serão hoje anunciados e apresentados os seleccionadores nacionais adjuntos dos Mambas, numa conferência de imprensa que terá lugar na sede da Federação Moçambicana de Futebol. São três treinadores que serão apresentados e que vão auxiliar o seleccionador nacional Luís Gonçalves nas suas funções nos Mambas, para o período de comando deste luso-moçambicano a frente da selecção nacional.

Dos três técnicos a serem apresentados hoje, dois são portugueses e foram indicados por Luís Gonçalves, enquanto outro é moçambicano, indicado pela Federação Moçambicana de Futebol, que será o primeiro adjunto do seleccionador nacional. Trata-se de Nasser Carimo, conhecido nos meandros futebolísticos por Nelinho, antigo jogador dos Mambas e do Desportivo Maputo, entre os anos 90 e 2000. Para além de jogar pelos “alvi-negros”, Nelinho tem passagens pelo Ferroviário de Maputo e pelo Costa do Sol, tendo depois disso integrado na selecção nacional como um dos selecionadores de formação, em 2015.

Em 2017 ascendeu a selecção principal, como adjunto de Abel Xavier, a par de Victor Matine, comulativamente adjunto da selecção sub-20 e sub-23 da Moçambique. Este ano, após a saída de Abel Xavier, Nelinho ficou seleccionador nacional adjunto de Victor Matine, numa equipa técnica interina, devendo voltar a merecer a confiança da Federação Moçambicana de Futebol, para auxiliar Luís Gonçalves nesta nova etapa dos Mambas.
 
Dário Monteiro nos sub-20


Outro antigo internacional moçambicano que será apresentado hoje para assumir o cargo mais alto dentro de uma selecção é Dário Monteiro, que estará ligado aos Mambinhas dos sub-20. Esta é a segunda passagem de Dário Monteiro pela Federação Moçambicana de Futebol, depois de ter assumido as funções de seleccionador de sub-17 entre 2013 e 2014, no início da sua carreira de treinador de futebol.

Depois dos Mambinhas sub-17, Dário Monteiro foi treinador da Liga Desportiva de Maputo e mais tarde do Desportivo Maputo, antes de regressar a Académica de Coimbra, onde foi jogador de futebol durante muitos anos, mas agora como treinador dos sub-23 dos estudantes.

Segundo a imprensa moçambicana, Dário Monteiro foi convidado para assumir o cargo de seleccionador nacional dos Mambas, mas preferiu pela formação, como forma de transmitir sua experiência adquirida nos sub-23 da Académica de Coimbra.

Como futebolística, Dário Monteiro teve passagens pelo Desportivo Maputo, no início e no final da carreira, mas também pela Liga Desportiva de Maputo, Académica de Coimbra, Vitória de Guimarães e Estrela de Amadora, ambos de Portugal, Nea Salamis do Chipre, Mamelodi Sundowns e Supersport United, estas duas últimas da vizinha África do Sul, para além do Al Jazira dos Emirados Árabes Unidos.

 

Fonte:Opais