Nadadores prontos para o mergulho
INICIAM hoje os Campeonatos Nacionais de Natação de Verão, na Piscina Raimundo Franisse, na cidade de Maputo, envolvendo mais de 100 nadadores representantes dos clubes Golfinhos, Ferroviário, Desportivo e Tubarões, todos da capital do país, mais o Ferroviário da Beira.
À entrada do primeiro dia de competições, as expectativas indicam para uma batalha renhida pelo trono entre o campeão em título, Golfinhos, o vice-campeão, Ferroviário da Beira, e o sensacional Tubarões, terceira melhor equipa dos últimos “nacionais” realizados em piscina longa, no Zimpeto.
Aliás, o Tubarões provou estar a subir de níveis de desempenho e é visto como um dos principais candidatos depois da conquista de três torneios realizados desde que a época abriu em Setembro, nomeadamente o Torneio de Abertura, a Taça Maputo, curiosamente introduzida na presente temporada, e o Campeonato de Verão da Cidade de Maputo.
Salientar que os “nacionais” que hoje se iniciam e se prolongarão até domingo serão disputados em oito jornadas, com rondas duplas.
Entretanto, o presidente da Federação Moçambicana de Natação, Gilberto Mendes, disse que a instituição que dirige vai continuar a estabelecer os mínimos de pontuação como forma de obrigar os nadadores, treinadores e clubes a redobrarem os esforços com vista a alcançarem os mínimos estabelecidos para as competições internacionais.
Um dos objectivos imediatos é ter atletas com mínimos para os Jogos da Juventude que se realizam em Agosto, na China.
“Temos de acabar com a festa pelos recordes que não têm nenhum significado a nível internacional e isso passa por estabelecer os mínimos de pontuação nas principais provas”, reiterou Mendes.
Fonte:Jornal Noticias