“Nacional” de boxe tremido!
O CAMPEONATO Nacional de Boxe, que em princípio deverá decorrer a partir de amanhã até domingo, na cidade de Xai-Xai, capital provincial de Gaza, está tremido devido ao não desembolso do dinheiro por parte do Fundo de Promoção Desportiva (FPD).
Segundo o presidente da Federação Moçambicana de Boxe (FMBoxe), “Big-Ben”, o FPD alega que não há cobertura financeira para este “Nacional”, pois, prova idêntica já se realizou no início do ano, mais concretamente em Janeiro.
Segundo explicou “Big-Ben”, o “Nacional” realizado em Janeiro é referente ao ano passado, período no qual o campeonato não aconteceu devido à disponibilização tardia de fundos do contrato-programa para o efeito, por parte do FPD.
Neste momento, das verbas que o FPD aloca às federações no âmbito dos contratos-programa apenas restam 90 mil para o FMBoxe, contra os 350 mil necessários de acordo com “Big-Ben”.
“É uma decisão surpresa do FPD, pois muito bem sabem que o “Nacional que realizámos em Janeiro é referente à 2014, ano do qual não houve prova. O campeonato que queremos realizar agora em Xai-Xai é referente ao ano em curso”, explicou.
Continuando, “Big-Ben” adiantou que o FPD prometeu desembolsar apenas 90 mil, o remanescente do ano passado, verba de longe inferior aos 350 mil meticais necessários.
“São 350 mil meticais necessários porque o Município de Xai-Xai e o Governo de Gaza vão cobrir várias despesas, que com o dinheiro do FPD não iriamos conseguir custear. Neste momento a situação está complicada. Temos de tentar “bater as portas” em todo o lado para ver se conseguimos superar este impasse”, lamentou.
Entretanto, as delegações províncias já estão a caminho de Xai-Xai, sendo que mesmo perante o impasse não há alternativas, pois já saíram dos seus locais de origem. Em Xai-Xai estarão as províncias de Nampula, Manica, Sofala, cidade de Maputo e a anfitriã Gaza.
A pesagem está prevista para amanhã logo às primeiras horas, sendo que os combates estão, em princípios, marcados para o período da tarde.
O Estrela Vermelha de Maputo é actual detentor do título, tendo quebrado a hegemonia do Ferroviário e Matchedje que vinham ganhando de forma crónica os campeonatos nacionais nos últimos 10 anos.
Entretanto, o nosso jornal não conseguiu ouvir a reacção dos dirigentes do FPD, mesmo com várias insistências, sendo que o respectivo director-geral, Adamo Bacar, estava incomunicável.
Fonte:Jornal Noticias