Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

02.Nov.16

“Nacional” de Boxe é já este mês

 

O CAMPEONATO Nacional de Boxe só terá lugar nos finais deste mês, segundo o presidente da Federação Moçambicana da modalidade (FMBoxe), Benjamim Uamusse, mais conhecido por Big-Ben nos meandros desportivos.

 

A competição terá lugar na capital do país, mais concretamente no pavilhão do Estrela Vermelha, isto depois de descartada a hipótese de ser na Maxixe, província de Inhambane, por questões logísticas.

 

Em princípio, a prova vai decorrer nos dias 25, 26 e 27, praticamente as mesmas datas do “Nacional” do ano passado, realizado na cidade de Xai-Xai, província de Gaza.

 

O presidente da FMBoxe avançou que a instituição que dirige havia conseguido uma parceria com uma instituição financeira da praça para patrocinar o “Nacional” na Maxixe, mas a mesma está numa situação crítica em termos de liquidez neste momento, pelo que dificilmente poderá prestar o seu apoio.

 

Em face disso, a FMBoxe está neste momento mais inclinada ao plano “B”, que consiste em organizar a prova na cidade de Maputo, onde, segundo Big-Ben, o “Nacional” será mais económico, pois é onde se encontra a nata do boxe moçambicano, para além de haver mais condições logísticas, como o ringue e a Vila Olímpica para hospedagem dos atletas.

 

À Maxixe só iríamos se conseguíssemos um bom apoio financeiro, mas não foi possível, sobretudo porque o Estado, através do Fundo de Promoção Desportiva, não nos pode ajudar, dada a situação que todos conhecemos. 

 

Seria muito oneroso tirar vários clubes de Maputo para Inhambane, mas é mais simples levar os pugilistas das províncias para Maputo, pois não são numerosos”, explicou.

 

A cidade de Maputo tem pugilistas do Estrela Vermelha, Matchedje, Ferroviário, academias Nhuane, Lucas Sinóia, Paulo Jorge, Rectificadora LM e Núcleo de Bagamoyo, que ao todo perfazem 80 por cento dos participantes do Campeonato Nacional.

 

Outras províncias que normalmente são representadas nos “Nacionais” são Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e Nampula, estas duas últimas com uma média de seis/sete atletas e as restantes têm uma média de três.Lembre-se que o Estrela Vermelha é campeão nacional em título.

 

 

Fonte:Jornal Noticias