Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

“Nacionais” de natação começam hoje na capital

 

OS Campeonatos Nacionais de Natação de Verão arrancam esta tarde na Piscina Olímpica do Zimpeto, com a participação de nadadores de vários cantos do país, alguns representando províncias que nunca antes marcaram presença neste tipo de evento.

 

A grande novidade é Inhambane, que se estreará através de uma equipa pertencente ao Projecto Megafauna Marine, composta por 10 nadadores de iniciação (de iniciados a juniores). A equipa de Inhambane tem a particularidade de treinar em águas abertas da praia de Tofo, o que alimenta expectativas de algumas surpresas por parte desta equipa recém-criada.

 

Para além desta confirmação, os “Nacionais” têm o privilégio de contar com equipas representantes de clubes que reaparecem e outros que se estreiam. Trata-se do Ferroviário de Nampula, que num passado não recente esteve em peso na natação e reaparece pela segunda vez consecutiva, mais a União Desportiva de Songo (HCB), que se juntou à família da natação pela primeira vez em 2015. Aliás, Tete é representado por duas equipas, a outra pertencente às escolas da Associação Provincial de Natação.   

 

A estas equipas que buscam espaço na natação juntam-se o Ferroviário e Clube Náutico da Beira, os únicos representando Sofala; mais o Ferroviário, Golfinhos, Tubarões, Naval, Marítimo e Nguenhas, todos da cidade de Maputo. Esperava-se até ontem a confirmação de uma equipa representando o Desportivo da capital, que ano passado fechou as portas para a natação por falta de condições para pôr a sua piscina em funcionamento. Muitos dos seus nadadores foram, em consequência disso, juntar-se ao Golfinhos, que é o campeão nacional em título de Verão.   

 

Aliado a isto, os “Nacionais” serão disputados a dois níveis. O primeiro está virado à alta competição. Ou seja, a uma competição com mínimos de participação definidos com base numa determinada percentagem do recorde nacional de cada escalão. Com esta iniciativa, a Federação Moçambicana de Natação quer promover maior competitividade entre os atletas de modo que façam as provas em tempo recorde, melhorando consequentemente os seus tempos. O segundo destina-se à massificação e abrange faixas etárias que vão até aos 14 anos.

 

Salientar que o dia de hoje estará essencialmente virado à cerimónia de abertura, a seguir a qual movimentar-se-ão provas referentes à primeira jornada, nomeadamente 50 metros costas, 200 livres e 400 estilos individuais; 4x200 livres estafetas. O dia de amanhã está reservado para a segunda e terceira jornadas, respectivamente nos períodos de manhã e de tarde.

 

Os “Nacionais” que hoje se iniciam terminam no domingo.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.