Mussa Tualibudine e Leia Dongue atletas do ano
O CANOÍSTA Mussa Tualibudine e a basquetista Leia Dongue foram eleitos atletas do ano de 2017, em masculinos e femininos, em reconhecimento do seu “desempenho notável” nas várias frentes em que estiveram envolvidos ao longo do no ano passado.
O anúncio foi feito na noite de ontem em Maputo, durante a realização da Gala Nacional do Desporto, em Maputo, um evento anual da iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos e implementado pelo Instituto Nacional do Desporto (INADE), e que contou com a presença do primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.
Durante o ano desportivo de 2017, Mussa Tualibudine foi campeão nacional, campeão africano e sexto classificado no Campeonato Mundial da modalidade. Mussa suplantou a concorrência de Deurry Mavimbe (vela) e Stélio Ernesto “Telinho” (futebol), que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Leia Dongue, por sua vez, teve um ano extraordinário tanto a nível individual como colectivo. Com brilhantes exibições nas competições internas – recorde-se que se encontrava então a jogar pelo 1.º de Agosto de Angola, equipa pela qual se sagrou campeã nacional de Angola e conquistou o Campeonato Africano de Clubes – figurou no “onze” ideal do Afrobasket Mali-2017. Actualmente desenvolve a sua actividade profissional na Espanha. Deysy Nhaquile (vela) e Leocádia Manhiça (vólei de praia) completaram o pódio.
A basquetista Shanaya Pinto foi eleita atleta revelação; Nazir Salé e Felizarda Lemos foram proclamados treinadores do ano. A equipa principal de futebol do Ferroviário da Beira foi a equipa do ano em masculinos, enquanto a de basquetebol sénior do Ferroviário de Maputo foi a melhor em femininos.
Pormenores sobre a Gala Nacional do Desporto na página desportiva desta edição.
Fonte:Jornal Noticias