Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

28.Abr.17

Morreu ex-árbitro Asslam Khan

 

Asslam Khan, ex-árbitro internacional de futsal, que actualmente desempenhava a função de instrutor FIFA, faleceu na noite de ontem, vítima de doença.


Sabe-se que Asslam Khan não gozava de boa saúde nos últimos meses e por isso estava sob cuidados médicos na Índia. Foi numa das unidades hospitalares daquele país asiático que o melhor árbitro moçambicano de futsal de todos os tempos viria a falecer.


Como árbitro teve um percurso invejável, tendo marcado presença nos grandes palcos mundiais, sendo de destacar a presença no Mundial de futsal, Brasil-2008. As suas boas exibições levaram-no a ser eleito no mesmo ano o melhor árbitro africano.


Após pôr fim à carreira de árbitro, foi indicado para exercer o cargo de instrutor FIFA. A última vez que esteve presente numa grande competição, como instrutor FIFA, foi em Abril do ano passado na Taça das Nações Africanas de Futsal, uma prova de boa memória para todos os moçambicanos, visto que Moçambique apurou-se pela primeira vez para o Mundial realizado na Colômbia em Setembro último.


Além de ser um homem do apito e instrutor FIFA, Asslam Khan era um homem que gostava de passar toda a sua experiência e passar ensinamentos sobre as regras do jogo não só do futsal, bem como no futebol de 11. Durante muitos anos tinha um espaço seu no maior jornal desportivo do país, o Desafio, e foi comentador dos programas desportivo da STV, um dos mais prestigiados canais de televisão de Moçambique, onde passava informações preciosas para o crescimento da arbitragem.
 
 
Álvaro da Costa, Maputo
 
 
Fonte:Abola