Moçambique no “Mundial” do Canadá
TRÊS nadadores integram a Selecção Nacional que, de 6 a 11 de Dezembro próximo, vai participar no Campeonato Mundial de Piscina Curta (25 metros) a ter lugar em Windsor, no Canadá.
São os nadadores olímpicos Igor Mogne e Jannah Sonneinchain, respectivamente em Portugal e Holanda, e Jéssica Cossa, na Rússia, por sinal os melhores atletas de que o país actualmente dispõe.
O trio, todo ele do Clube de Natação Golfinhos de Maputo, prepara-se neste momento ao nível dos países onde reside. Para este “Mundial”, a Federação Moçambicana de Natação nomeou José Ferrão, treinador do Ferroviário da Beira, como técnico da selecção e juntar-se-á aos atletas no local do evento dias antes do seu arranque.
A última vez que Moçambique participou no Mundial de Piscina Curta foi na capital do Qatar, Doa, em 2014, também através de um trio na altura constituído por Igor Mogne e Valdo Lourenço, ambos do Golfinhos de Maputo, e Géssica Stagno, do Clube de Natação Tubarões de Maputo.
Nesse evento, a Selecção Nacional participou ainda no acampamento juvenil, um programa de treinamento que aconteceu em paralelo ao “Mundial” e que juntou nadadores e os respectivos treinadores para a troca de experiência com vista a harmonizar e aperfeiçoar o grau de preparação dos atletas ajudando os menos experientes a melhorar o seu nível.
Moçambique participou no acampamento através dos nadadores Ahllan Bique, do Tubarões de Maputo, e Layla Taquidir, na altura atleta do Ferroviário da Beira. Layla Taquidir é desde este mês nadadora do Golfinhos.
Recordar que a Selecção Nacional participou, mês passado, no Mundial de Piscina Longa (50 metros), em Bloemfontein, através dos nadadores Igor Mogne, Ahllan Bique, Juneide Cane (Ferroviário da Beira), Gisela Cossa e Sumeia Damão, também do Golfinhos, e Layla Taquidir.
Fonte:Jornal Noticias