Moçambique no "Afrobasket" de Brazzaville
A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol confirmou a sua presença na fase final do "Afrobasket" masculino, que terá lugar em Agosto em Congo-Brazzaville. O feito foi conseguido depois da dupla vitória diante do Zimbabwe… a contar para a fase de qualificação da Zona VI, que contou apenas com os dois países.
A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina garantiu a sua 10ª presença consecutiva no Afrobasket, ao vencer os dois jogos da eliminatória diante do Zimbabwe, com jogos realizados sábado e ontem, em Harare.
No primeiro jogo, o combinado nacional venceu o Zimbabwe por 80-68. Ao intervalo, a equipa de Milagre Macome já vencia por 43-30.
A noite de sábado foi marcada por uma exibição de grande nível de Elves Honwana, extremo do Ferroviário da Beira que marcou 20 pontos, sendo 18 resultantes da conversão de seis tiros de três pontos em oito tentativas, o que fez com que tivesse um aproveitamento na ordem dos 75 por cento.
Já ontem, num jogo em que a derrota por uma diferença abaixo dos 12 pontos garantia, mesmo assim, a qualificação ao Afrobasket do Congo-Brazaville, Moçambique não quis fazer essas contas e impôs-se de forma ainda mais firme.
Venceu por 85-65, uma diferença de 20 pontos e garantiu a presença no seu 10º Afrobasket consecutivo desde Angola-99.
Desta vez, a noite foi de um outro extremo, agora do Ferroviário de Maputo, Francisco Macaringue, que em apenas 12 minutos e 14 segundos em campo foi o cestinha de Moçambique com 17 pontos. O extremo marcou 12 dos seus 17 pontos ao converter quatro lançamentos de três pontos em seis tentativas, fazendo 66.7 por cento nesse quesito.
Deanof Potompuanha/Arquivo
Fonte:Desafio