Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Moçambique faz-se presente com delegação de 15 pessoas

 

O nosso país far-se-á presente nos Jogos do Rio de Janeiro com uma delegação de 15 elementos, dentre os quais 6 atletas (o barreirista Kurt Couto, o judoca Marlon Acácio, os canoístas MussáTuabuldine, Joaquim Manhique, todos eles apurados por mérito próprio, aos quais se juntam os nadadores Igor Mogne e Jannah Sonnenschein, que participam como convidados do Comité Olímpico Internacional).

 

O único atleta que já esteve nos Jogos Olímpicos é Kurt Couto, sendo que os restantes fa-lo-ão pela primeira vez, ainda com a particularidade de a canoagem, uma modalidade nova em Moçambique, ser a surpresa, uma vez que é praticada oficialmente desde 2010 e conseguiu qualificar dois atletas para a olimpíada, dos quais espera-se um desempenho que pode orgulhar o país, tanto a nível colectivo como no plano individual.

 

Os restantes membros da delegação moçambicana dividem-se entre jornalistas de vários órgãos de comunicação social bem como treinadores e dirigentes do Comité Olímpico e Ministério da Juventude e Desportos.

 

O chefe da delegação de Moçambique, TualiboValige, mostra-se particularmente confiante numa participação condigna dos moçambicanos, tendo como base o facto de termos conseguido levar pelo menos quatro atletas qualificados por mérito próprio e lhes ter sido dada a oportunidade de participar em estágios pré-competitivos de longa duração.

 

– Temos confiança de que poderemos alterar o cenário dos resultados menos bons que temos alcançado desde a retirada de Lurdes Mutola. Moçambique precisa dar volta aos resultados e estamos em crer que isso é possível, porque esta delegação tem pela primeira vez quatro atletas apurados por mérito e ainda conseguimos estágios para que a preparação fosse a melhor possível, disse Valige, antes de embarcar para o Brasil, onde já se encontram todos os atletas.

 

 

Fonte:Desafio